Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28927
Title: | Características empreendedoras de alunos em conclusão de graduação na área de gestão empresarial e administração de empresas: os casos Fatec e Unifipa |
Other Titles: | Entrepreneurial characteristics of students completing their degree in the area of business management and business administration: the cases of Fatec and Unifipa |
Authors: | PAVANI, Felipe Fernandes SILVA, João Victor Ribeiro da |
Advisor: | DESIDERIO, Wellington Afonso |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Empreendedorismo;Empreendedor;Administração de empresas |
Issue Date: | Dec-2021 |
Publisher: | 182 |
Citation: | PAVANI, Felipe Fernandes; SILVA, João Victor Ribeiro da. Características empreendedoras de alunos em conclusão de graduação na área de gestão empresarial e administração de empresas: os casos Fatec e Unifipa. 2021. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2021. |
Abstract: | O empreendedorismo é um tema de alta relevância no cenário nacional e
internacional que, nos dias de hoje, devido a pandemia enfrentada tem sido uma das
principais e mais importantes valvulas de escape de pessoas que perderam seu emprego
ou estão prestes a entrar no mercado de trabalho. Nesse cenário, o referente trabalho tem
como objetivo estudar melhor as características empreendedoras presentes nos alunos que
estão em fase de conclusão de graduação nas areas específicas de gestão empresarial e
adminstração de empresas, com o intuito de encontrar tendências empreendedoras nos
alunos e ou observar relações significantes a empreendedorismo ligados a genêro, idade
e instituição de ensino. A metodologia usada foi a aplicação de um questionário voltado
a informações socioeconomicas, de fatores importantes para o futuro e conhecimento
sobre empreendedorismo. Foi elaborado também uma pesquisa bibliográfica através da
literatura sobre empreendedorismo, caracteristica de empreendedor e empreendedorismo
no Brasil para obtermos o embasamento necessário. Como principais resultados
encontrados, verificou-se que os alunos entrevistados provenientes de instituição púbica
apresentam um número maior de indicadores de características empreendedoras que os
alunos provenientes de instituição particular e que também para grande maioria dos
participantes, o fator preponderante que impede a pessoa de empreender é a falta de
capital inicial. Entrepreneurship is a high-relevance theme on both national and international scenarios and, currently, due to the pandemics, it has been one of the main way outs for people who lost their jobs or are just starting their professional careers. In this scenario, this paper’s objective is to understand the entrepreneurship characteristics on the students close to graduating in Business Management, looking to find entrepreneurs’ trends and significant relations with gender, age and education institution. The methodology used was the application of a questionnaire focused on socioeconomic information, relevant aspects for the future and entrepreneurship knowledge. It was also produced a bibliographic review through the literature about entrepreneurship, entrepreneurs’ characteristics and entrepreneurship in Brazil so we could provide the necessary foundation. As main findings, it was discovered that the interviewed students from public institutions showed a higher number of indicators related to the entrepreneurship profile compared to the students from private education institutions, also for the majority of participants the main barrier for entrepreneurship is the upfront capital to start the business. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28927 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gestao_empresarial_2021_2_felipe_fernandes_pavani_caracteristicas_empreendedoras_alunos_em_conclusao_de_graduaçao_na_area_gestao_empresarial_administraçao_de_empresas.pdf Restricted Access | 607.6 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.