Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28924
Título: A relevância do técnico em nutrição no controle e prevenção das doenças transmitidas pelos alimentos
Título(s) alternativo(s): The relevance of nutrition technicians in the control and prevention of foodborne diseases
Autor(es): BELLUCCI, Andrielli Zanini
SILVA, Eduarda Barros Da
OLIVEIRA, Geovana Felix De
JORDÃO, Kauany Guerreiro
SAMPAIO, Larissa Leandra Peters
REIS, Sara Pereira Dos
Orientador(es): SANTOS, Natalia Santino dos
AGUIAR, Jessica Benazzi de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Ensino profissional e técnico;Doenças transmitidas por alimentos
Data do documento: Jun-2024
Editor: 199
Referência Bibliográfica: BELLUCCI, Andrielli Zanini. SILVA, Eduarda Barros Da. OLIVEIRA, Geovana Felix De. JORDÃO, Kauany Guerreiro. SAMPAIO, Larissa Leandra Peters. REIS, Sara Pereira Dos. A relevância do técnico em nutrição no controle e prevenção das doenças transmitidas pelos alimentos, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2024
Resumo: Este estudo tem como objetivo principal informar e conscientizar sobre a prevenção de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), causadas pela má higienização de alimentos e ingestão de água contaminada. Essas enfermidades, originadas pela manipulação inadequada ou por alimentos contaminados, representam um grave risco à saúde pública. Atualmente, existem mais de 250 tipos de DTAs, sendo a maioria provocada por infecções bacterianas, toxinas, vírus ou parasitas. A pesquisa foi conduzida de forma qualitativa e descritiva, baseada em revisão bibliográfica e em análise prática realizada em dois estabelecimentos de alimentação, comparando suas condições de segurança alimentar e higienização. Os principais resultados indicaram que o segundo estabelecimento, com estrutura inadequada e ausência de um técnico em nutrição, apresentava maior risco de contaminação cruzada. Foi observado também o descumprimento de normas da vigilância sanitária, como a ausência de segregação entre produtos químicos e alimentos. Em ambos os estabelecimentos, verificaram-se pisos molhados e inadequados para a área de produção, aumentando o risco de acidentes ocupacionais, em desacordo com a RDC 216/2004. A ausência de um responsável técnico no segundo estabelecimento dificultava a capacitação e o cumprimento das Boas Práticas pelos colaboradores, como previsto na legislação. Tais achados reforçam a necessidade de treinamento contínuo e adequação estrutural para garantir a segurança alimentar. Este trabalho destaca, assim, a importância de medidas preventivas e do Técnico em Nutrição para minimizar os riscos de Doenças Transmitidas pelos Alimentos, contribuindo para a conscientização e a implementação de melhores práticas em estabelecimentos alimentícios, com o objetivo de assegurar a saúde da população.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28924
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nut_2024_novotec_t_andriellizanini_relevancia.pdf286.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.