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Título: Gestão da qualidade na saúde: a gestão da qualidade atuando na unidade básica de saúde como forma de melhoria no atendimento aos usuários
Título(s) alternativo(s): Quality management in health: the quality management acting in the basic health unit as a way of improving service to users
Autor(es): PAPAROTTE, Larissa
Orientador(es): MONTEIRO, Edison Valentim
Outro(s) contribuidor(es): VIETRO, Clério de
SILVA, Sílvia Aparecida José e
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Qualidade
Data do documento: 28-Jun-2018
Editor: 004
Referência Bibliográfica: PAPAROTTE, Larissa. Gestão da qualidade na saúde: a gestão da qualidade atuando na unidade básica de saúde como forma de melhoria no atendimento aos usuários, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2018
Resumo: O objetivo desse presente trabalho é identificar os principais problemas de uma Unidade Básica de Saúde localizada no município de Santa Bárbara d’Oeste-SP, pesquisar e sugerir métodos para aplicação da Gestão da Qualidade nessa organização, bem como relatar melhorias que ocorreram na unidade após a aplicação de uma ferramenta durante o estudo de caso feito nessa instituição. Dessa forma, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o histórico da gestão da qualidade para um melhor entendimento desse tipo de gestão e também para uma compreensão mais efetiva sobre os conceitos da mesma, além disso, a pesquisa bibliográfica visa o entendimento da complexidade da aplicação da qualidade no setor de prestação de serviços na saúde pública. Como metodologia além da pesquisa bibliográfica do tipo exploratória, foi realizado um estudo de caso através de pesquisa observacional na Unidade Básica de Saúde bem como a utilização da análise quantitativa de um questionário composto por seis perguntas fechadas de múltipla escolha, elaborado pela Secretaria da Saúde de Santa Bárbara d’Oeste que disponibilizou os dados obtidos com a pesquisa de opinião respondida por 49 pacientes em um período de dois meses. A principal dificuldade para a aplicação da gestão da qualidade na área da saúde pública é a falta de recursos e principalmente a estabilidade dos funcionários públicos. Através da aplicação do 5S na UBS foi observado grandes resultados em um curto período de tempo com custo zero e através das pesquisas realizadas foi possível concluir que o treinamento dos funcionários é essencial para o alcance da gestão da qualidade em uma instituição
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/2888
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