Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28779
Título: Desenvolvimento de software para o programa escola da família
Título(s) alternativo(s): Software development for the family school program
Autor(es): KAGAWA, Laís dos Santos
MINA, Wesley Ferreira
Orientador(es): OSHIIWA, Luciana Akemi
Outro(s) contribuidor(es): ROCHA, Regina Ferreira
OSHIIWA, Luciana Akemi
MEIRA JUNIOR, Oscar da Costa
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Computadores;Globalização;Tecnologia
Data do documento: 2011
Editor: 088
Referência Bibliográfica: KAGAWA, Laís dos Santos; MINA, Wesley. Desenvolvimento de software para o programa escola da família. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Informática) – Etec Monsenhor Antônio Magliano, Garça, 2011.
Resumo: No mundo contemporâneo o computador tem sido usado como uma ferramenta essencial em todos os âmbitos. Em função de sua importância, torna-se primordial a inserção dos indivíduos nesse mundo informatizado e consequente participação no processo de globalização. Neste contexto O Programa Escola da Família do Governo do Estado de São Paulo trabalha diante alguns eixos: Cultura, Esporte, Saúde e Qualificação para O trabalho, onde está última tem como apoio aulas de informática. O objetivo do presente trabalho consiste no estudo da carência de material tecnológico utilizado nestas aulas do respectivo programa. Diante esta situação surge a seguinte questão: Como um software poderia auxiliar nas aulas de informática do Programa Escola da Família? Foi através de pesquisas bibliográficas e entrevistas realizadas no programa abordado da Escola Lydia Yvone Gomes Marques do município de Garça-SP, que conseguimos respostas para esta. Durante este processo de trabalho auxiliamos o orientador no curso de informática onde ganhamos experiência e O favorecimento de poder estar convivendo na mesma sala com os alunos. Com isso nossas pesquisas enriqueceram. O software foi desenvolvido, os alunos utilizaram-no, onde foi aprovado. Considera-se que o objetivo traçado foi alcançado. Ressalta-se que O trabalho se encontra finalizado, sendo possíveis novas alterações.
In the contemporary world, the computer has been used as an essential tool in all areas. Due to its importance, the insertion of individuals in this computerized world and consequent participation in the globalization process becomes essential. In this context, the Family School Program of the Government of the State of São Paulo works along a number of axes: Culture, Sport, Health and Qualification for Work, where the latter is supported by computer classes. The objective of this work is to study the lack of technological material used in these classes of the respective program. Faced with this situation, the following question arises: How could software help in IT classes in the Family School Program? It was through bibliographical research and interviews carried out in the program covered at the Lydia Yvone Gomes Marques School in the municipality of Garça-SP, that we obtained answers to this. During this work process, we helped the advisor in the IT course where we gained experience and benefited from being able to live in the same room with the students. As a result, our research has enriched. The software was developed, the students used it, and it was approved. The objective set is considered to have been achieved. It should be noted that the work has been completed and further changes are possible.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28779
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
informatica_2011_1_laisdossantoskagawa_desenvolvimentodesoftwareparaoprogramaescoladafamilia.pdf
  Restricted Access
13.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.