Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28774
Title: | Impactos da IA na educação |
Other Titles: | Impacts of AI on education |
Authors: | MELO, Andres Kaique Santos de MORENO, João Vitor Silva |
Advisor: | GRACIOSO, Ana Carolina Nicolosi da Rocha |
type of document: | Artigo Científico |
Keywords: | Inteligência artificial;Aprendizagem;TECNOLOGIAS DIGITAIS |
Issue Date: | 13-Dec-2024 |
Publisher: | 157 |
Citation: | MELO, Andres Kaique Santos de; MORENO, João Vitor Silva. Impactos da IA na educação. Orientador: Ana Carolina Nicolosi da Rocha Gracioso. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, SP, 2024. |
Abstract: | Este estudo examina os impactos da Inteligência Artificial (IA) na educação, com ênfase na
dependência que os estudantes podem desenvolver em relação a essa tecnologia. Por meio de
dados coletados em formulários aplicados a 50 estudantes, identificaram-se possíveis causas
dessa dependência, indícios de sua ocorrência e soluções para minimizar seus efeitos
negativos no ensino-aprendizagem. A análise revelou que o uso excessivo da IA pode gerar
superficialidade no aprendizado, desmotivação para pesquisas autônomas, aumento da
ansiedade e redução do senso crítico. Os resultados destacam que o aprendizado raso ocorre
quando estudantes confiam na IA para respostas rápidas, sem aprofundar os conteúdos,
enquanto a desmotivação surge pela falta de interesse em investigações próprias. Além disso,
a ansiedade cresce devido à pressão para usar a IA de forma eficaz, interferindo no
desempenho acadêmico. A redução do senso crítico, um dos efeitos mais preocupantes, pode
levar à aceitação de informações sem análise reflexiva. Assim, o estudo reforça a necessidade
de supervisão escolar e conscientização sobre o uso responsável da IA propondo políticas
educacionais que equilibrem o uso da tecnologia com o incentivo ao pensamento crítico, à
pesquisa independente e ao desenvolvimento emocional dos alunos. This study examines the impacts of Artificial Intelligence (AI) in education, focusing on the dependency students may develop on this technology. Data collected through questionnaires applied to 50 students identified possible causes of this dependency, evidence of its occurrence, and solutions to minimize its negative effects on teaching and learning. The analysis revealed that excessive use of AI can result in superficial learning, lack of motivation for independent research, increased anxiety, and reduced critical thinking. The findings indicate that shallow learning occurs when students overly rely on AI for quick answers, neglecting content depth, while demotivation arises from diminished interest in self-directed inquiry. Moreover, anxiety escalates due to the pressure to use AI effectively, adversely affecting academic performance. Reduced critical thinking, one of the most alarming effects, may lead to uncritical acceptance of information. The study emphasizes the need for school supervision and awareness regarding responsible AI usage, proposing educational policies that balance technology adoption with the promotion of critical thinking, independent research, and emotional resilience among students. |
Description: | Publicado como trabalho completo nos Anais do I Congresso de Iniciação Científica da Fatec-Prudente, disponível na Revista Alomorfia, Presidente Prudente, v. 8, n. 4, 2024, p.204-218. ISSN 2594-5637. Disponível em: https://fatecpp.edu.br/alomorfia/index.php/alomorfia/issue/view/30 |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28774 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ads_2024_2_andresksmelo_impactosdaianaeducacao.pdf Restricted Access | 343.99 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.