Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28712
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Fernanda Reis da-
dc.contributor.authorSILVA, Daniele Costa da-
dc.contributor.otherSILVA, Fernanda Reis da-
dc.contributor.otherBRONDANI, Roberta Ferreira-
dc.contributor.otherBORGUES, Fábio-
dc.date.accessioned2025-02-03T12:03:54Z-
dc.date.available2025-02-03T12:03:54Z-
dc.date.issued2024-12-04-
dc.identifier.citationSILVA, Daniele Costa da. A importância do endomarketing no gerenciamento das empresas. Orientadora: Fernanda Reis da Silva. 2024. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Fatec Estudante Rafael Almeida Camarinha, Marília, SP, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28712-
dc.description.abstractNeste contexto hodierno com o fácil acesso de tecnologia para a sociedade e grande disponibilidade de informações a todo momento, as instituições junto com o mundo criaram novas formas de gerir e se atualizar, portanto, é de suma importância que os gerentes das empresas usem de maneira efetiva um endomarketing estratégico e bem estruturado para que seus colaboradores se sintam motivados e queiram se empenhar cada vez mais nas instituições. Por isso o objetivo geral deste trabalho é descrever a importância do endomarketing na gestão de uma organização do setor comercial e os objetivos específicos são descrever a relação entre endomarketing e produtividade, examinar o impacto do endomarketing na retenção de funcionários e analisar o papel do endomarketing no fortalecimento da cultura organizacional. Este trabalho foi produzido com base em pesquisas bibliográficas, tendo fundamento teórico por meio de pesquisas científicas e livros de autores voltados ao assunto de endomarketing como Analisa de Medeiros Brum, Daniel Costa, dentre outros renomados escritores sobre o tema e para se aprofundar sobre o tema abordado foi realizado um estudo de caso, entrevistando um funcionário de uma empresa da localidade em que recebeu prêmio de melhores empresas para se trabalhar como uma organização odontológico, que fica em um distrito da cidade de Marília no interior do estado de São Paulo. Desse modo, a proposta desse trabalho será apresentar a importância significativa do endomarketing para as empresas e como ele pode influenciar todos os indivíduos da empresa desde os cargos mais baixos e mais altos das instituições.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Neste contexto hodierno com o fácil acesso de tecnologia para a sociedade e grande disponibilidade de informações a todo momento, as instituições junto com o mundo criaram novas formas de gerir e se atualizar, portanto, é de suma importância que os gerentes das empresas usem de maneira efetiva um endomarketing estratégico e bem estruturado para que seus colaboradores se sintam motivados e queiram se empenhar cada vez mais nas instituições. Por isso o objetivo geral deste trabalho é descrever a importância do endomarketing na gestão de uma organização do setor comercial e os objetivos específicos são descrever a relação entre endomarketing e produtividade, examinar o impacto do endomarketing na retenção de funcionários e analisar o papel do endomarketing no fortalecimento da cultura organizacional. Este trabalho foi produzido com base em pesquisas bibliográficas, tendo fundamento teórico por meio de pesquisas científicas e livros de autores voltados ao assunto de endomarketing como Analisa de Medeiros Brum, Daniel Costa, dentre outros renomados escritores sobre o tema e para se aprofundar sobre o tema abordado foi realizado um estudo de caso, entrevistando um funcionário de uma empresa da localidade em que recebeu prêmio de melhores empresas para se trabalhar como uma organização odontológico, que fica em um distrito da cidade de Marília no interior do estado de São Paulo. Desse modo, a proposta desse trabalho será apresentar a importância significativa do endomarketing para as empresas e como ele pode influenciar todos os indivíduos da empresa desde os cargos mais baixos e mais altos das instituições.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Comercialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher130pt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectMotivação do empregadopt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA importância do endomarketing no gerenciamento das empresaspt_BR
dc.title.alternativeThe importance of internal marketing in company managementpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestao_comercial_2024_2_daniele_costa_da_silva_a_importancia_do_endomarketing.pdf629.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.