Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28637
Title: O aumento da ansiedade e da autolesão na sociedade moderna: fatores associados, impactos e estratégias de intervenção
Other Titles: THE INCREASE IN ANXIETY AND SELF-HARM IN MODERN SOCIETY: associated factors, impacts and intervention strategies
Authors: MOTTA, Bianca Melissa dos Santos
Advisor: SANTOS, Edson Tiago
FRANÇA, Paula Renata
type of document: Artigo Científico
Keywords: Saúde mental;Ansiedade
Issue Date: 5-Dec-2024
Publisher: 044
Citation: MOTTA,Bianca Melissa dos Santos.O aumento da ansiedade e da autolesão na sociedade moderna: fatores associados, impactos e estratégias de intervenção,2024.Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Técnico de Enfermagem)-Cachoeira Paulista/SP.2024.
Abstract: A presente pesquisa abordou o aumento da ansiedade e da autolesão na sociedade moderna, destacando fatores associados, impactos e estratégias de intervenção. O objetivo principal foi elucidar os elementos que definem a ansiedade, seus efeitos prejudiciais e sua correlação com a autolesão, oferecendo uma análise abrangente das estratégias de prevenção e tratamento. Foram identificados os principais fatores de risco associados ao aumento da ansiedade, com foco nas pressões sociais, acadêmicas e tecnológicas que afetam especialmente adolescentes, e como a ansiedade não tratada pode levar a comportamentos autodestrutivos. A análise das abordagens terapêuticas, como a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e o EMDR, destacou sua eficácia no tratamento dessas condições. Conclui se que é possível mitigar os impactos da ansiedade e da autolesão por meio de esforços coordenados que integrem intervenções baseadas em evidências, redes de apoio e educação em saúde mental. A pesquisa reforça a importância de uma abordagem holística e compassiva para transformar o sofrimento em oportunidades de crescimento e resiliência.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28637
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.