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Título: Inovação em ações de marketing como alternativa para agregar valor ao cliente: um estudo na área de saúde da 3M do Brasil
Título(s) alternativo(s): Innovation in marketing actions as an alternative to add value to the customer: a study in the healthcare area of ​​3M in Brazil
Autor(es): PATRÃO, Vivian Oliveira
Orientador(es): TOSO JÚNIOR, Reinaldo
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Inovação;Marketing de relacionamento;Competitividade
Data do documento: Nov-2010
Editor: 105
Referência Bibliográfica: PATRÃO, Vivian Oliveira. Inovação em ações de marketing como alternativa para agregar valor ao cliente: um estudo na área de saúde da 3M do Brasil, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2010.
Resumo: A economia de mercado está em constante crescimento, e por isso as empresas precisam formular estratégias para se manter competitivas. A inovação é um processo essencial nos dias de hoje, que possibilita que uma marca se destaque no ambiente de concorrência acirrada. No entanto, existem vários tipos de inovação, e cada empresa deve verificar qual o mais aplicável ao seu negócio. O presente trabalho teve como objetivo estudar as formas de inovação para analisar um projeto realizado no departamento de marketing da divisão Food Safety da 3M do Brasil. Com isto, pretendeu-se responder se é possível que uma empresa que opera negócio industrial entregue valor aos clientes por meio de ações de marketing em curto prazo, como complemento à inovação em produtos e tecnologia. Por meio da pesquisa-ação, metodologia de pesquisa exploratória explicada por Thiollent (2007), foi possível identificar as percepções e necessidades dos clientes da empresa, e, com base nos resultados, a decisão foi de investir e direcionar as ações para o marketing de relacionamento. A divisão obteve sucesso no programa de marketing de relacionamento que foi implantado, e, assim, pode-se concluir que é possível agregar valor aos clientes e manter a competitividade de uma empresa por meio da inovação em ações de marketing, em curto prazo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28633
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