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dc.contributor.advisorPANZETTI, Virgílio Itaiuti-
dc.contributor.authorBERNARDO, Vânia Aparecida-
dc.date.accessioned2025-01-30T17:50:19Z-
dc.date.available2025-01-30T17:50:19Z-
dc.date.issued2010-12-
dc.identifier.citationBERNARDO, Vânia Aparecida. Varejo: como as empresas preparam seus colaboradores para fidelizar clientes, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28631-
dc.description.abstractO objetivo geral deste trabalho monográfico é poder resgatar a teoria de Marketing, enfatizando a sua importância e seu poder dentro de uma organização. Abordamos também a importância do CRM, um conjunto de ferramentas muito importante, usadas pelas organizações na retenção de clientes. Destacamos seu surgimento, objetivos, benefícios, sua implantação, até a sua importância na fidelização de clientes. Pretendemos mostrar que a fidelização de clientes através do atendimento é uma estratégia eficiente para o mercado varejista e que por meio de capacitação dos colaboradores através de treinamentos é possível alcançar vantagem competitiva. É apresentado o resultado de duas pesquisas de campo no mercado varejista, uma aplicada aos colaboradores da empresa, com o intuito de saber a importância sobre treinamentos e outra com os clientes freqüentadores da empresa, com o objetivo de analisar a satisfação de atendimento de seus clientes. Atualmente, com a grande competitividade do mercado as empresas estão sendo obrigadas a adotarem estratégias para diferenciarem da concorrência e ter um diferencial competitivo que as tornem a melhor escolha para o cliente. Ressaltamos que este estudo buscou provar que não basta às empresas apenas atrair novos clientes, é preciso mantê-os constantemente satisfeitos, para isso é necessário que as empresas sintam a necessidade de tornar-se mais competitiva, melhorando a qualidade no atendimento, buscando assim a fidelização de seus clientes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectClientes - Fidelizaçãopt_BR
dc.subjectServiço de atendimento ao consumidorpt_BR
dc.subjectTreinamento profissionalpt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleVarejo: como as empresas preparam seus colaboradores para fidelizar clientespt_BR
dc.title.alternativeRetail: how companies prepare their employees to retain customerspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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