Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28588
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSANTOS, Marcos Vinícios da Silva-
dc.contributor.advisorDIAS, Victor Lima-
dc.contributor.authorGOMES, Ayumi Tamashiro-
dc.contributor.authorSANTO, Cristopher do Espírito-
dc.contributor.authorMOTA, Mateus Souza-
dc.contributor.authorPIRES, Nycolle Moreira Sena-
dc.contributor.authorFORLI, Roberto da Silva-
dc.contributor.otherRODRIGUES, Fábio Cunha-
dc.contributor.otherROCHA, Leone Teixeira-
dc.contributor.otherARTYSENK, Yuri Miranda-
dc.date.accessioned2025-01-30T13:05:21Z-
dc.date.available2025-01-30T13:05:21Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.identifier.citationGOMES, Ayumi Tamashiro; Et al. ReciclAção: Implementação de um sistema de reciclagem de papel na Escola Estadual Professora Maria Dulce Mendes. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em logística) - Escola Técnica Estadual Etec Doutora Ruth Cardoso, São Vicente, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28588-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para obtenção de Diploma Técnico em logística da ETEC Doutora Ruth Cardoso.pt_BR
dc.description.abstractA proposta deste projeto é redirecionar papéis descartados no ambiente escolar, como cadernos, apostilas, livros, entre outros. Habitualmente, esses materiais, utilizados ou não pelos alunos e pelo corpo docente, são descartados de forma inadequada, gerando impactos significativos ao meio ambiente, sem nenhuma proposta de reutilização ou reciclagem. Em muitos casos, são guardados, ocupando espaços que poderiam ser utilizados para outros propósitos. O projeto “ReciclAção” aplica conceitos da logística reversa, aliados à ferramenta 5S, para otimizar todas as etapas de trabalho, assegurando um ambiente limpo, organizado e prático. Dessa forma, foi possível estruturar o processo da coleta dos papéis, desde o recolhimento por meio de pontos estratégicos, até a triagem, organização e a entrega dos resíduos à empresa responsável pela reciclagem. O reaproveitamento do papel não só proporciona benefícios ambientais, mas também gera uma receita extra para a instituição de ensino, que pode ser usada em pequenos projetos ou na reposição de materiais acadêmicos, contribuindo para estratégias de sustentabilidade no contexto educacional.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this project is to redirect discarded paper in school environment, such as notebooks, handouts, books, among others. Usually, these materials, whether used or not by students and teaching staff, are discarded inappropriately, generating significant impacts on the environment, with no proposal for reuse or recycling. In many cases, they are stored, taking up spaces that could be used for other purposes. The “ReciclAção” project applies reverse logistics concepts, combined with the 5S tool, to optimize all work stages, ensuring a clean, organized and practical environment. In this way, it was possible to structure the paper collection process, from collection through strategic points, to sorting, organization and delivery of waste to the company responsible for recycling. Reusing paper not only provides environmental benefits, but also generates extra income for the educational institution, which can be used in small projects or to replace academic materials, contributing to sustainability strategies in the educational context.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Logísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher194pt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleReciclAção: Implementação de um sistema de reciclagem de papel na Escola Estadual Professora Maria Dulce Mendes.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
logistica_2024_2_ayumi_tamashiro_gomes_reciclAcao.pdf7.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.