Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28574
Título: Utilização da tecnologia de rádio frequência como ferramenta de suporte ao controle de estoque de materiais
Título(s) alternativo(s): Using radio frequency technology as a tool to support material inventory control
Autor(es): OTAGURO, Rodrigo de Melo
Orientador(es): LEME, Ricardo Roberto
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Controle de estoques;Etiqueta;Banco de dados
Data do documento: Dez-2010
Editor: 105
Referência Bibliográfica: OTAGURO, Rodrigo de Melo. Utilização da tecnologia de rádio frequência como ferramenta de suporte ao controle de estoque de materiais, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2010.
Resumo: Uma ferramenta muito importante para controle de estoque de materiais é o código de barras, com ele podemos classificar os materiais pela sua unidade de medida, pelo seu código interno ou do cliente, quantidade, descrição, entre outros e, além disso, ele contribui no processo de comercialização de produtos e a utilização de etiquetas com código de barras possibilita o controle dos estoques mais rapidamente bem como a movimentação dos materiais. Para estas etiquetas, precisamos de um leitor e este basicamente decodificará o código de barras, analisará os dados contidos neste código e enviará as informações coletadas ao banco de dados do sistema. Estes códigos de barras surgiram há mais de 30 anos e hoje são comumente utilizados para auxiliar nos processos logísticos de controle de materiais. Nos dias atuais, com a tecnologia avançando cada vez mais, podemos contar com uma nova ferramenta na execução destas funções que é conhecida por RFID (Radio Frequency Identification), que basicamente seria uma evolução dos códigos de barra, mas, sem a necessidade dos leitores óticos, scanners entre outros. Essa nova tecnologia possibilita a captura de dados automaticamente, visando identificar objetos através das tags, ou seja, etiquetas que emitem sinais de radiofrequência para os leitores ou antenas responsáveis por captar estas informações e com isso fazer a integração com os sistemas ERP possibilitando o envio de informações mais confiáveis para os envolvidos no processo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28574
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo de Melo 20072132.pdf
  Restricted Access
486.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.