Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28497
Title: Aplicativo e site integrado para o gerenciamento das- bibliotecas das instituições de ensino
Authors: SOUZA, Arthur Siqueira de
OLIVEIRA, Felipe Guimarães de
MARIANO, Gustavo Nino
CAVANO, Luiz Henrique Santos
SANTOS, Murillo Cesar
MAZZUCCO, Rodrigo Marchione
HASHIMOTO, Vitor Yoshikazu Bancho
Advisor: ROCHA, Samuel Henrique da
Other contributor: VIEIRA, Cássia Stefanini
LIMA, Thiago Souza
type of document: Monografia
Keywords: aplicativos móveis;Bibliotecas;Sistemas de informação
Issue Date: 7-Dec-2024
Publisher: 222
Citation: SOUZA, Arthur Siqueira de; OLIVEIRA, Felipe Guimarães de; MARIANO, Gustavo Nino; CAVANO, Luiz Henrique Santos ; SANTOS Murillo Cesar ; MAZZUCCO, Rodrigo Marchione ; HASHIMOTO, Vitor Yoshikazu Bancho. Aplicativo e site integrado para o gerenciamento das- bibliotecas das instituições de ensino, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas) – Etec de Cotia, Cotia, 2024.
Abstract: Este trabalho descreve o desenvolvimento do aplicativo e do site para gerenciamento de bibliotecas acadêmicas. O aplicativo desenvolvido tem como foco o crescente uso da biblioteca, proporcionando um acesso mais fácil às funções de alugar livros, reservar computadores e realizar consultas a trabalho de conclusão de curso que já foram realizados no passado. Além disso, o nosso aplicativo também possui uma interface amigável para facilitar a navegação. A implementação dessas funcionalidades visa melhorar a experiência do usuário, tornando a biblioteca mais acessível e eficiente. O aplicativo é uma ferramenta de grande valor para os estudantes e professores, permitindo que eles reforcem o uso dos recursos da biblioteca. Além disso, desenvolvemos um sistema web para a gestão da biblioteca que terá como função cadastrar novos livros, verificar quais livros estão reservados, consultar as reservas dos computadores e cadastrar novos trabalho de conclusão de curso. Nosso objetivo para o desenvolvimento desse trabalho é aumentar a utilização da biblioteca, incentivando a leitura, ajudar os bibliotecários(a) em suas funções do dia a dia trazendo a tecnologia dos dias atuais para facilitar algumas funções que tomam tempo como controlar o aluguel de livros e reservas de computadores e deixar os trabalhos de conclusão de curso de acesso mais fácil onde o estudante pode acessar do celular por meio do aplicativo. Desenvolvemos nosso sistema mobile embasado por um questionário destinado a alunos perguntando sobre funções que os mesmos acham interessante para facilitar o uso do aplicativo.
This paper describes the development of a mobile application and website for academic library management. The developed app focuses on the increasing use of the library, providing easier access to functions such as borrowing books, reserving computers, and consulting previously completed theses. In addition, our app features a user-friendly interface to facilitate navigation. The implementation of these functionalities aims to enhance user experience, making the library more accessible and efficient. The app is a valuable tool for both students and professors, enabling them to make better use of the library's resources. Furthermore, we developed a web system for library management, which will allow the registration of new books, checking of reserved books, reviewing computer reservations, and registering new theses. Our goal in developing this project is to increase library usage, promote reading, assist librarians in their daily tasks by introducing modern technology to ease time-consuming functions such as managing book rentals and computer reservations, and make theses more easily accessible to students via the app. We developed our mobile system based on a questionnaire distributed to students, asking for feedback on features they believe would enhance their experience using the app.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28497
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.