Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28475
Title: A eficácia da comunicação interna nas empresas: as práticas da empresa Usinil Indústria Metalúrgica Ltda
Other Titles: The effectiveness of internal communication in companies: the practices of the company Usinil Indústria Metalúrgica Ltda
Authors: GOMES, Alex Fragueiro
CAMPOS, Flávia Fernanda de
Advisor: GATAROSSA, Ângela Antônia Lopes Biudes
type of document: Monografia
Keywords: Comunicação;Comunicação na administração;Comunicação organizacional
Issue Date: Jul-2022
Publisher: 182
Citation: GOMES, Alex Fragueiro; CAMPOS, Flávia Fernanda de. A eficácia da comunicação interna nas empresas: as práticas da empresa Usinil Indústria Metalúrgica Ltda. 2022. 114 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2022.
Abstract: O presente objeto de estudo teve como tema a eficácia da comunicação interna nas empresas: as práticas da empresa Usinil Indústria Metalúrgica. O principal objetivo deste trabalho foi o de analisar a eficácia das ferramentas de comunicação utilizadas na empresa estudada. A base teórica sustenta-se por meio dos estudos de teóricos das áreas de comunicação, além de ponderar a contribuição de autores dos ramos de administração, tecnologia e gestão da qualidade. Independentemente do tamanho, ramo, mercado de atuação ou cultura de uma organização, a relação entre a empresa, líderes e subordinados depende diretamente da maneira como se comunicam no ambiente de trabalho e da eficácia desta comunicação. Em vista disso, foi aplicada uma pesquisa de campo na empresa Usinil Indústria Metalúrgica visando identificar a eficácia de sua comunicação interna. A referida pesquisa concluiu que a comunicação interna da empresa Usinil consegue atender a maioria das expectativas do seu público interno, todavia ainda existem questões a serem melhoradas, como o aumento da disponibilidade de ferramentas de comunicação ascendente, já que alguns colaboradores não se sentem ouvidos pelas chefias. Além disso, há necessidade de melhorar a comunicação através de reuniões, implementando constância aos feedbacks apresentados.
The present object of study had as its theme the effectiveness of internal communication in companies: the practices of the company Usinil Indústria Metalúrgica. The main objective of this paper was to analyze the effectiveness of the communication tools used in the studied company. The theoretical basis is supported by studies of theorists in the areas of communication, in addition to considering the contribution of authors in the fields of administration, technology and quality management. Regardless of an organization's size, branch, market or culture, the relationship between the company, leaders and subordinates depends directly on the way they communicate in the work environment and on the effectiveness of this communication. In view of this, a field research was carried out at Usinil Indústria Metalúrgica to identify the effectiveness of its internal communication. This research concluded that the internal communication of the Usinil company is able to meet most of the expectations of its internal public, however there are still issues to be improved, such as the increase in the availability of upward communication tools, since some employees do not feel heard by the managers, besides, clarifying communication through meetings, as well as implementing consistency in the presented feedback are also issues to be improved.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28475
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.