Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28432
Título: | Integração de tecnologia e segurança nas escolas: desenvolvimento e implementação de um sistema de botão de emergência com sistema embarcado |
Autor(es): | COSTA, Andressa Lima da RAMOS, Bruna Paulinia Mendes HATAMIYA, Henrique Yuri FARIA, Maria Eduarda Lemos CRUZ, Maria Luiza Tripudi GOMES, Marina Vieira |
Orientador(es): | ROCHA, Samuel Henrique da |
Outro(s) contribuidor(es): | GOMES, Fernanda Pereira ANDRADE, Cícero Vicente de |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Tecnologia;Controladores programáveis;Medidas de segurança |
Data do documento: | 7-Dez-2024 |
Editor: | 222 |
Referência Bibliográfica: | COSTA, Andressa Lima da ; RAMOS, Bruna Paulinia Mendes; HATAMIYA, Henrique Yuri ; FARIA, Maria Eduarda Lemos; CRUZ, Maria Luiza Tripudi; GOMES, Marina Vieira. Integração de tecnologia e segurança nas escolas: desenvolvimento e implementação de um sistema de botão de emergência com sistema embarcado, 2024.Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas) – Etec de Cotia, Cotia, 2024 |
Resumo: | O presente trabalho buscou desenvolver e implementar botões de emergências nas escolas, tendo como princípio aumentar a segurança do corpo docente, discente e colaboradores do âmbito escolar. A escolha desse tema decorreu a partir de problemas escolares reais existentes no contexto social atual enfrentados nas instituições, como atentados e outras situações de risco. Para tanto, foi utilizado como método de coleta, pesquisas em campo, artigos acadêmicos, estudos de casos, entre outros. A implementação dos botões de pânico demonstrou ser eficaz na comunicação durante crises e proporcionou um sentimento de segurança pessoal, crucial em contextos de violência crescente. A implementação dos botões de emergência requer a instalação de dispositivos em locais estratégicos dentro das salas de aula, para que possam ser acionados de forma rápida em emergências. Quando ativados, esses botões enviam um alerta imediato para um local seguro determinado pela escola, possibilitando uma resposta rápida das autoridades competentes, como polícia e serviços de emergência. Essa comunicação ágil é indispensável para assegurar uma resposta efetiva e reduzir o tempo de reação em situações de risco. Os estudos confirmaram as vantagens da implementação dos botões de pânico, evidenciando sua relevância em promover um ambiente escolar mais seguro. Utilizando o sistema Arduino, em conjunto com a um site, é possível providenciar de forma eficaz a divulgação e a adoção desse sistema. Através do site, os usuários podem examinar as diversas aplicabilidades do Arduino, propiciando o aprendizado. Essa abordagem não apenas desenvolve o acesso ao conhecimento, mas também fomenta a engenhosidade e o aperfeiçoamento no uso dessa tecnologia. Por meio dos estudos realizados foi possível confirmar as vantagens das implementações de botões de pânicos ao premeditar possíveis imprevistos, visando o bem-estar de todos os presentes na instituição de ensino. This project sought to develop and implement emergency buttons in schools, with the principle of increasing the safety of teachers, students and school staff. This topic was chosen based on real problems faced by schools in the current social context, such as attacks and other risk situations. To this end, field research, academic articles and case studies, among others, were used as collection methods. The implementation of panic buttons proved to be effective in communication during crises and provided a sense of personal security, which is crucial in contexts of increasing violence. The implementation of emergency buttons requires the installation of devices in strategic locations within classrooms, so that they can be activated quickly in emergencies. When activated, these buttons send an immediate alert to a safe location determined by the school, enabling a rapid response from the relevant authorities, such as the police and emergency services. This agile communication is indispensable for ensuring an effective response and reducing reaction times in risky situations. The studies confirmed the advantages of implementing panic buttons, highlighting their importance in promoting a safer school environment. Using the Arduino system in conjunction with a website, it is possible to effectively promote and adopt this system. Through the website, users can examine the various applications of Arduino, thus promoting learning. This approach not only develops access to knowledge but also fosters ingenuity and improvement in the use of this technology. Through the studies carried out, it was possible to confirm the advantages of implementing panic buttons by anticipating possible unforeseen events, with a view to the well-being of everyone present in the educational institution. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28432 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
desenvolvimentodesistemas_2024_2_ andressalimadacosta _Integracaodetecnologiaesegurancanasescolastcc.pdf Restricted Access | 6.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
desenvolvimento_de_sistema_2024_2_andressa_integracaodetecnologiaesegurancanasescolas_banner.pdf Restricted Access | 409.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.