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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28344
Título: | Planejamento estratégico na implementação dos 4PS do marketing em microempresas da cidade de Ariranha – SP |
Título(s) alternativo(s): | Strategic planning in the implementation of the 4PS of marketing in micro-enterprises in the city of Ariranha – SP |
Autor(es): | POSA, Gabriel Henrique Gonçalves AFFONSO, Murilo |
Orientador(es): | PRANDO, Elton César |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Marketing estratégico;Planejamento |
Data do documento: | Dez-2024 |
Editor: | 182 |
Referência Bibliográfica: | POSA, Gabriel Henrique Gonçalves; AFFONSO, Murilo. Planejamento estratégico na implementação dos 4PS do marketing em microempresas da cidade de Ariranha – SP. 2024. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2024. |
Resumo: | Este estudo explora a ausência de planejamento estratégico em microempresas, especificamente
no uso dos 4Ps de marketing, e suas consequências para o desempenho empresarial. As
informações foram coletadas através de questionário distribuídos presencialmente aos
comerciantes. A análise dos resultados revela que, embora quarenta por cento dos gestores
tenham ensino superior e conheçam ferramentas de planejamento estratégico e de
posicionamento de mercado, quarenta por cento das empresas ainda não aplicam formalmente
um planejamento estratégico. Observa-se que, apesar de relatar possuir metas e planos de ação,
as organizações enfrentam dificuldades, principalmente na precificação de produtos e na
atração de clientes finais — desafios intimamente ligados e resultantes da falta de estratégia
estruturada formal. Os dados indicam que cinquenta por cento dos entrevistados reconhecem o
impacto negativo da falta de um planejamento sistemático e setenta por cento admitem seguir
diretrizes vagas, sem uma compreensão clara sobre a aplicação prática das ferramentas de
marketing estratégico. Esses resultados ressaltam a necessidade de capacitação e da
implementação de processos eficazes de planejamento, fundamentais para que essas empresas
possam aprimorar seu posicionamento e mitigar as consequências dessa lacuna estratégica. This study explores explored the absence of strategic planning in microenterprises, specifically in particularly concerning the use of the 4ps of marketing, and its consequences for business performance. the information was data were collected through questionnaires distributed in person to merchants in the city of Ariranha, SP. The analysis of the results reveals that, although forty percent of managers have a higher education degree and are familiar with strategic planning and market positioning tools, forty percent of the companies still do not formally apply strategic planning. It is was observed that, despite reporting having goals and action plans, these organizations face difficulties, particularly in product pricing and attracting end customers— challenges closely linked to and resulting from the lack of a structured formal strategy. The data indicate data indicated that fifty percent of respondents recognize the negative impact of the absence of systematic planning, and seventy percent admit to following vague guidelines without a clear understanding of the practical application of strategic marketing tools. These results highlight the need for training and the implementation of effective planning processes, which are essential for these companies to enhance their positioning and mitigate the consequences of this strategic gap. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28344 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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