Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28334
Title: Desenvolvimento de site para identificação de tom e subtom de pele
Authors: PASQUALINI, Ana Luiza Oliveira
PAULA, Heloisa Vitoria Novaes de
LOMBARDI, Milena de Moraes
Advisor: ROCHA, Samuel Henrique da
Other contributor: GOMES, Fernanda Pereira
ANDRADE, Cícero Vicente de
type of document: Monografia
Keywords: Web sites;Maquiagem;Pele
Issue Date: 7-Dec-2024
Publisher: 222
Citation: PASQUALINI, Ana Luiza Oliveira; PAULA. Heloisa Vitoria Novaes de; LOMBARDI, Milena de Moraes. Desenvolvimento de site para identificação de tom e subtom de pele, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas) – Etec de Cotia, Cotia 2024.
Abstract: O mercado da maquiagem possui uma força de influência grande, assim como sua presença no cotidiano, não apenas na vida dos consumidores, mas também em uma massa muito mais abrangente de pessoas não diretamente ligadas a esse universo. Dentro dessa influência podem ser colocadas o estabelecimento de padrões de beleza e a representação dele, padrões esses que são presentes na atual sociedade. Neste mercado foi percebido um desfalque em áreas específicas, como a falta de informação de alguns consumidores, informações essas, que são primordiais para a compra certa de produtos para a pele. O subtom se tornou um assunto pertinente entre os influenciadores e consumidores de maquiagem, que é muito importante para determinar qual a tonalidade ideal na compra de produtos de pele, entretanto não foi uma discussão absorvida por todos os públicos, o que causa dificuldade nesses públicos na compra de bases, corretivos e pós, por precisarem ser exatos em coloração. Essa dificuldade também tem fonte no racismo pela exclusão de diferentes grupos étnicos e de pessoas com tom de pele escura, a exclusão é provada com paletas de cores pouco diversas com maior foco em tons claros e por diversos projetos de divulgação para falar de beleza, que são voltados apenas a pessoas brancas, reafirmando um padrão eurocêntrico que desvaloriza essas pessoas. A criação do site foi pensada para que todos os consumidores, de diferentes grupos, para que assim todos possam determinar o tom e subtom da sua pele, além de sanar as dificuldades citadas, para além de uma ferramenta de auxílio, ser uma forma de incluir a todos, ou o máximo de consumidores de maquiagem.
The makeup market holds significant influence, as well as a strong presence in everyday life—not only in the lives of consumers but also among a much broader audience that is not directly connected to this industry. Within this influence, the establishment and representation of beauty standards can be identified—standards that are prevalent in today's society. In this market, a gap has been observed in specific areas, such as the lack of information among some consumers. This information is essential for making the right choices when purchasing skincare products. Undertone has become a relevant topic among makeup influencers and consumers, as it plays a crucial role in determining the ideal shade when buying skin products. However, this discussion has not reached all audiences, causing difficulties for certain groups when purchasing foundation, concealer, and powders, which require precise color matching. This difficulty also stems from racism, as it excludes various ethnic groups and individuals with darker skin tones. The exclusion is evident in poorly diverse color palettes that mainly focus on lighter tones, as well as in numerous beauty campaigns aimed exclusively at white people, reinforcing a Eurocentric standard that devalues others. The website was created with the goal of helping all consumers, from different backgrounds, to determine their skin tone and undertone. In addition to addressing the aforementioned challenges, it aims to serve as an inclusion tool, providing assistance to all, or as many makeup consumers as possible.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28334
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