Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28322
Título: Gestão de compras no comércio de ferragens e ferramentas
Título(s) alternativo(s): Purchasing management in the hardware and tools trade
Autor(es): SOUSA, Ana Clara Ramos de
BRAZ, Kelly Ramos
LOPES, Luiza Vitória Malaquias
OLIVEIRA, Maria Grazieli Espindola de
SILVA, Michely Maria Aquino da
MALTEZ, Victória Gomes
Orientador(es): ALMEIDA, Fabrícia Maria Alberti de
SANTOS, Márcia Regina dos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Administração de empresa;Gestão de negócios;Administração de compras;Layout
Data do documento: 6-Dez-2024
Editor: 026
Referência Bibliográfica: SOUSA, Ana Clara Ramos de; BRAZ, Kelly Ramos; LOPES, Luiza Vitória Malaquias; OLIVEIRA, Maria Grazieli Espindola de; SILVA, Michely Maria Aquino da; MALTEZ, Victória Gomes. Gestão de compras no comércio de ferragens e ferramentas. 2024. 65 p. Monografia. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Etec Prof. Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá, SP, 2024.
Resumo: Para elaboração desse Trabalho de Conclusão de Curso foram necessárias pesquisas para identificar organizações com potencial de crescimento, porém, pela falta de aplicação de ferramentas de gestão, não a obtinham. Assim, necessita-se propor soluções para reverter a situação e obter melhores resultados em suas operações. Para isso, no primeiro capítulo é relatado a origem da Administração, desde a antiguidade até a contemporaneidade, enfatizando-a no Brasil, além das conceituações de Administração desenvolvidas pelos renomados autores Idalberto Chiavenato, Antônio Maximiano e Peter Drucker, juntamente com as teorias que a compõem, destacando-se entre diversas áreas, a Gestão de Compras. No segundo capítulo, define-se a empresa objeto de estudo, Ferragens Santa Teresinha, que ao realizar uma pesquisa de campo sobre o município e a organização, analisa-se a situação atual do negócio e a atuação do gestor perante aos empecilhos do cotidiano, em que se observa a ocorrência de várias problemáticas ocasionadas pela inexistência da Gestão de Compras, o que compromete outros aspectos empresariais que traz prejuízos à empresa. Apresenta-se também a solução para cada problema encontrado durante o trabalho, visando o sucesso da empresa e, principalmente, a satisfação dos clientes, visto que esse é responsável por movimentar as operações da organização. O conjunto de propostas apontadas para os obstáculos da empresa, possibilita a conquista de resultados como maior disposição de espaço e recursos para a compra de novas mercadorias, além da conquista de novos clientes gerando lucro e competitividade dentre do mercado. No desfecho da monografia, conclui-se que, através desses conceitos, as soluções mais viáveis foram sugeridas com a finalidade de melhorar o desempenho da empresa Ferragens Santa Teresinha, possibilitando uma boa gestão e aplicabilidade de compras.
For the development of this Final Paper, research was conducted to identify organizations with growth potential that, due to the lack of application of management tools, had not achieved it. Thus, it is necessary to propose solutions to reverse the situation and achieve better results in its operations. To this end, the first chapter covers the origins of Administration, from antiquity to contemporary times, with na emphasis on Brazil. It also explores the management concepts developed by renowned authors Idalberto Chiavenato, Antônio Maximiano, and Peter Drucker, along with the theories that constitute this field, particularly highlighting the área of Purchase Management. The second chapter defines the company under study, Ferragens Santa Teresinha, and through field research, analyzes the current state of the business and the manager’s response to daily challenges, identifying several issues arising from the lack of Purchasing Management, which compromisse other business aspects, leading to financial losses for the company. The solutions to each problem identified throughout the study are also presented, aiming at the company’s success and, most importantly, the customer’s satisfaction, as they are essential to driving the organization’s operations. The set of proposed recommendations for the company’s challenges allows for outcomes such as increased space and resources for the acquisition of new merchandise, besides the attraction of new clients, generating profit and enhancing competitiveness within the market. The conclusion of the monograph indicates that, based on these concepts, the most viables solutions were suggested to improve the performance of Ferragens Santa Teresinha, making space for na effective management and application of procurement practices.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28322
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestão_compras_3_p.pdf655.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.