Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28319
Title: O desafio de implementar uma estratégia de planejamento estratégico em empresas de sistemas
Other Titles: The challenge of implementing a strategic planning strategy in systems companies
Authors: RACHIELI, Giovana Marton
SOUZA, Vitor Jose de
Advisor: PRANDO, Elton César
type of document: Monografia
Keywords: Planejamento estratégico;Tecnologia da informação
Issue Date: Dec-2024
Publisher: 182
Citation: RACHIELI, Giovana Marton; SOUZA, Vitor Jose de. O desafio de implementar uma estratégia de planejamento estratégico em empresas de sistemas. 2024. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2024.
Abstract: Este trabalho explora os desafios de implementar o planejamento estratégico em empresas de sistemas de informação, destacando a importância de uma estrutura organizacional flexível para se adaptar ao setor de tecnologia, onde mudanças são frequentes e aceleradas. O estudo utiliza uma abordagem quali-quanti, com questionários aplicados a gestores de empresas de Tecnologia da Informação (TI), para entender as práticas de planejamento estratégico dessas empresas. Os resultados revelaram que, embora muitas organizações valorizem ferramentas essenciais para o planejamento estratégico como a análise SWOT e a definição de Missão, Visão e Valores, perante outras ferramentas, as empresas mostraram uma maior dificuldade na aplicação prática desses conceitos e uso, como o Balanced Scorecard (BSC) e a Matriz BCG. Além disso, constatou-se uma lacuna na adoção de Planos Diretores de Tecnologia da Informação (PDTI), indicando a necessidade de aprimoramento na gestão de TI para melhor alinhamento com os objetivos estratégicos. O estudo conclui que, para alcançar uma vantagem competitiva e responder adequadamente ao ambiente de negócios dinâmico, as empresas devem fortalecer sua comunicação interna, capacitar seus gestores e engajar os colaboradores nos processos estratégicos.
This paper explored the challenges of implementing strategic planning in information systems companies, highlighting the importance of a flexible organizational structure to adapt to the technology sector, which presents frequent and rapid changes. The study used a mixed-methods approach, applying questionnaires to managers of Information Technology (IT) companies in order to understand their strategic planning practices. The results revealed that, although many organizations value essential tools for strategic planning, such as SWOT analysis and the definition of Mission, Vision, and Values, they face greater difficulty in the practical application of these concepts and the use of other tools like the Balanced Scorecard (BSC) and the BCG Matrix. Furthermore, a gap was found in the adoption of Information Technology Master Plans, indicating the need for improvement in IT management to better align with strategic objectives. The study indicated that in order to achieve competitive advantage and respond effectively to the dynamic business environment, companies should strengthen internal communication, train their managers, and engage employees in strategic processes.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28319
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.