Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28274
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSOUZA, André Luiz Correa da-
dc.contributor.authorRAMOS, Alison Rodrigues-
dc.contributor.authorSANTANA, Allany Bilitardo-
dc.contributor.authorCARDOSO, Gabriel Tavares-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Karina Biserra-
dc.contributor.authorARAÚJO, Vinicius Silva-
dc.date.accessioned2025-01-23T12:20:21Z-
dc.date.available2025-01-23T12:20:21Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.identifier.citationRAMOS, Alison Rodrigues et al. Os congestionamentos gerados pelos pátios reguladores na cidade Cubatão no primeiro trimestre de 2023 até o primeiro trimestre de 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Logística) - ETEC de Cubatão, Cubatão-SP, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28274-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar os congestionamentos nas entradas dos pátios reguladores de Cubatão-SP e nas rodovias próximas, especialmente no período de safra. A pesquisa explora as causas que levam à formação de filas de caminhões, considerando fatores como o fluxo de veículos das empresas da região, interferências climáticas no Porto de Santos e a ocorrência de acidentes. A metodologia emprega pesquisa de campo, com entrevistas a caminhoneiros e funcionários dos pátios, além de levantamento de dados de eventos climáticos e acidentes entre o primeiro trimestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2024. Os resultados indicam que o congestionamento é causado por uma combinação de fatores, incluindo o excesso de caminhões, interrupções portuárias devido a neblinas e chuvas intensas, e acidentes nas rodovias. O estudo conclui que é necessário um esforço conjunto entre as autoridades portuárias, empresas e transportadoras para melhorar a infraestrutura rodoviária, otimizar o agendamento de caminhões e minimizar os impactos desses gargalos logísticos.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to analyze congestion at the entrances to the regulatory yards in Cubatão-SP and on nearby highways, especially during the harvest period. The research explores the causes that lead to the formation of queues of trucks, considering factors such as the flow of vehicles from companies in the region, weather interference in the Port of Santos and the occurrence of accidents. The methodology uses field research, with interviews with truck drivers and yard employees, in addition to collecting data on weather events and accidents between the first quarter of 2023 and the first quarter of 2024. The results indicate that congestion is caused by a combination of factors, including excess trucks, port interruptions due to fog and heavy rain, and highway accidents. The study concludes that a joint effort is needed between port authorities, companies and transport companies to improve road infrastructure, optimize truck scheduling and minimize the impacts of these logistical bottlenecks.en
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Logísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher181pt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectTransporte rodoviáriopt_BR
dc.subjectCongestionamentospt_BR
dc.subjectPortos - Santos (SP)pt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleOs congestionamentos gerados pelos pátios reguladores na cidade Cubatão no primeiro trimestre de 2023 até o primeiro trimestre de 2024pt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
logistica_2024_2_rodrigues_oscongestionamentosgeradospelospatiosreguladores.pdf167.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.