Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28207
Title: Adaptação, acessibilidade e sustentabilidade: Escola Yervant Kissajikian
Authors: ANJOS, Hellen Silva dos
CORREIA, Kauane dos Santos
REIS, Laiane Gomes Ferreira
SILVA, Rômula Batista da
SILVA, Thaina Serone da
SILVA, Vitória Bezerra Cardoso da
Advisor: OLIVEIRA, Eliana Cardozo da Silva
type of document: Monografia
Keywords: Construção civil;Construção civil (aspectos socioambientais);Sustentabilidade;Acessibilidade ao meio físico
Issue Date: 6-Dec-2022
Publisher: 285
Citation: ANJOS, Hellen Silva dos; CORREIA, Kauane dos Santos; REIS, Laiane Gomes Ferreira; SILVA, Rômula Batista da; SILVA, Thaina Serone da; SILVA, Vitória Bezerra Cardoso da. Adaptação, acessibilidade e sustentabilidade: Escola Yervant Kissajikian. 2022.Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Edificações) - Etec Itaquera II, São Paulo, 2022.
Abstract: Nosso intuito é a partir da NBR 9050, incluir e facilitar o acesso de pessoas com algum tipo de deficiência e assim trazer igualdade a aqueles que normalmente são excluídos pela sociedade, através de um projeto de recuperação da escola YERVANT KISSAJIKIAN, Localizada em Itaquera R. Paisagem Noturna, 353 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo, abandonada no quesito de acessibilidade, readaptaremos para que essas pessoas tenha um ensino de qualidade e adequado a todos. A escola deve assegurar a participação e ao mesmo tempo compreender cada um, ela tem que criar sentidos, abrir possibilidades, permitir a participação e estar conectada com a realidade. A inclusão escolar, além de assegurar esse direito, também tem o importante papel de auxiliar no desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes com necessidades especiais. Realizou uma pesquisa de campo mediante o levantamento arquitetônico, para diagnosticar possíveis barreiras. Notou-se que o local não segue o exigido para ser considerado acessível, essa recuperação ocorrera através de um projeto que engloba, rampas e elevador de acesso para cadeirantes, aulas de libras para a boa comunicação entre alunos e outros professores portadores de deficiência auditiva, piso tátil para facilitar o caminho de pessoas cegas, Pensando também no bom convívio, o corpo docente da escola atribuirá atividades que atendam e incluam esses estudantes considerando as suas habilidades e limitações, assim fazendo uma horta orgânica com um projeto de hidráulica com um sistema de captação de água da chuva e também será colocado elétrica com algumas partes de telhado fotovoltaico e modificações tanto na estrutura quanto em partes estéticas na escola e ao redor dela.
Our intention is, based on NBR 9050, to include and facilitate access for people with some type of disability and thus bring equality to those who are normally excluded by society, through a project to recover the YERVANT KISSAJIKIAN school, located in Itaquera R. Night Landscape, 353 - Conj. Res. José Bonifacio, São Paulo, abandoned in terms of accessibility, we will adapt so that these people have quality education that is suitable for all.The school must ensure participation and at the same time understand each one, it has to create meanings, open possibilities, allow participation and be connected with reality. School inclusion, in addition to ensuring this right, also plays an important role in assisting in the socio-emotional development of children and adolescents with special needs. Conducted field research through architectural survey to diagnose possible barriers. It was noted that the place does not follow what is required to be considered accessible, this recovery will occur through a project that includes ramps and access elevator for wheelchair users, Libra classes for good communication between students and other teachers with hearing impairment, tactile flooring to facilitate the way of blind people, Thinking also about the good coexistence, the school's faculty will assign activities that attend and include these students considering their abilities and limitations, thus creating an organic garden with a hydraulic project with a system of rainwater harvesting and electric will also be installed with some photovoltaic roof parts and modifications to both the structure and aesthetic parts in and around the school.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28207
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
edi_2022_2_hellenalvesdosanjos_adaptacaoacessibilidadeesustentabilidadeescola.pdf2.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.