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Título: Estudo de caso sobre as estratégias de endomarketing para a recepção do hospital beneficência portuguesa em Santos-SP
Autor(es): NOVAIS, Isabella Victoria Silva
SOUZA, Luiz Gustavo da Silva
Orientador(es): SANTOS, Andréa Cristina dos
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Endomarketing;Comunicação interna;Satisfação;Recepção
Data do documento: 11-Dez-2024
Editor: 181
Referência Bibliográfica: NOVAIS, Isabella Victoria Silva; SOUZA, Luiz Gustavo da Silva. Estudo de caso sobre as estratégias de endomarketing para a recepção do hospital beneficência portuguesa em Santos-SP. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC de Cubatão, Cubatão-SP, 2024.
Resumo: O endomarketing ou marketing interno se delimita aos cuidados, para com os colaboradores de uma organização. Este estudo de caso investiga as estratégias de endomarketing aplicadas à recepção do Hospital Beneficência Portuguesa de Santos-SP e seus impactos na comunicação interna e no bem-estar dos colaboradores. O objetivo geral é analisar as características dessas estratégias em sua influência na satisfação dos colaboradores e na qualidade do atendimento prestado. O estudo adota uma metodologia qualitativa e descritiva, com a coleta de dados por meio de revisão bibliográfica e questionários aplicados tanto à equipe de recursos humanos quanto aos recepcionistas. Os resultados demonstram a relevância das práticas de endomarketing, destacando sua importância para o ambiente organizacional, visando promover maior satisfação entre os colaboradores e, consequentemente, uma melhoria significativa no atendimento ao público.
Endomarketing or internal marketing is limited to caring for an organization's employees. This case study investigates the internal marketing strategies applied to the reception of Hospital Beneficência Portuguesa de Santos-SP and their impacts on internal communication and employee well-being. The general objective is to analyze the characteristics of these strategies and their influence on employee satisfaction and the quality of service provided. The study adopts a qualitative and descriptive methodology, with data collection through bibliographic review and questionnaires applied to both the human resources team and receptionists. The results demonstrate the relevance of internal marketing practices, highlighting their importance for the organizational environment, aiming to promote greater satisfaction among employees and, consequently, a significant improvement in customer service.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28180
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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