Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28179
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSANTOS, Andréa Cristina dos-
dc.contributor.authorBERNARDO, Amanda Moura-
dc.contributor.authorBATISTA, Barbara Nazareth-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Giovanna de Almeida-
dc.contributor.authorCÂNDIDO, Kauan Simão Silva-
dc.contributor.authorCAVALCANTE, Letícia Ramos-
dc.date.accessioned2025-01-20T20:19:20Z-
dc.date.available2025-01-20T20:19:20Z-
dc.date.issued2024-12-11-
dc.identifier.citationBERNARDO, Amanda Moura et al. Assédio moral e empresas familiares: o papel do compliance na gestão ética. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC de Cubatão, Cubatão-SP, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28179-
dc.description.abstractNo atual mercado das organizações comerciais, é nítida a necessidade social que se mantém no ambiente laboral de atos destrutivos que configuram o assédio moral. Portanto, se faz necessário que novos processos administrativos sejam desenvolvidos para enfrentar esse desafio. Observando o cenário das instituições brasileiras, percebe-se a acrescente adoção de medidas administrativas voltadas ao compliance, que busca promover a conformidade ética e contribuir para a humanização do trabalho. O presente estudo aborda os benefícios do compliance para a gestão ética, com foco na redução de episódios de assédio moral em empresas familiares, visto que esse tipo de empresa é mais propenso a ter conflitos devido à presença de laços afetivos entre membros da organização. A pesquisa utiliza um estudo de caso para compreender a realidade do cotidiano de empresas familiares e identificar a necessidade da implementação de um código de conduta eficaz. A análise dos dados confirma a possibilidade de ocorrer conflitos entre membros familiares resultando em impactos para a empresa como um todo. Os resultados obtidos demonstram que a implementação do compliance promove melhorias para esse tipo de organização, colaborando para a melhoria do clima organizacional e nas relações interpessoais.pt_BR
dc.description.abstractIn the current market of commercial organizations, there is a clear social need to address destructive behaviors in the workplace that constitute moral harassment. Therefore, it is essential to develop new administrative processes to handle this challenge. Observing the scenerio of Brazilian institutions, there is an increasing adoption of administrative measures focused on compliance, which aims to promote ethical conformity and contribute to the humanization of work. The present study adresses the benefits of compliance for ethical management, with a focus on reducing incidents of moral harassment in family businesses, as this type of organization is more inclined to conflicts due to the presence of emotional bonds among its members. The research employs a case study to understand the daily realities of family businesses and identify the need for implementing an effective code of conduct. The data analysis confirms the possibility of conflicts among family members, leading to impacts on the company as a whole. The results demonstrate that implementing compliance measures contribute to improvements in this type of organization, enhancing the organizational climate and interpersonal relationships.en
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher181pt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectCompliancept_BR
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectEmpresas familiarespt_BR
dc.subjectAssédio moralpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleAssédio moral e empresas familiares: o papel do compliance na gestão éticapt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
administração_2024_2_bernardo_assediomoraleempresasfamiliares.pdf334.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.