Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28093
Título: A importância do marketing aplicado a logística: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): The importance of marketing applied to logistics: a case study
Autor(es): SANTOS, Kethelen Elisa Machado Ignácio dos
Orientador(es): LUCHIARI, Sérgio
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Marketing;Logística;Integração
Data do documento: 27-Set-2024
Editor: 004
Referência Bibliográfica: SANTOS, Kethelen Elisa Machado Ignácio dos. A importância do marketing aplicado a logística: um estudo de caso, 2024. Artigo de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana “Ministro Ralph Biasi”, Americana, 2024. Trabalho apresentado no XVIII CNEG & INOVARSE, 2024.
Resumo: O presente artigo relata a importância do marketing aplicado a logística em uma empresa de transportes. O marketing normalmente utilizado por diversas empresas não é habitualmente utilizado no setor devido ao desconhecimento e o receio de altos custos com a implantação de ferramentas de marketing. Apesar de tradicionalmente operarem de forma independente, a integração entre marketing e logística pode melhorar consideravelmente a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. O estudo tem como objetivo demonstrar como o conhecimento em marketing e suas ferramentas podem aumentar a visibilidade das empresas de logística perante os clientes. Foram apresentados estratégias e resultados que a empresa aplica em sua gestão de marketing, indicando que sua aplicação na logística promove o crescimento e desenvolvimento da empresa, abrindo novas oportunidades. A metodologia adotada foi qualitativa e exploratória, permitindo uma análise aprofundada sobre a interação entre marketing e logística e seus impactos nos resultados empresariais. Em síntese o estudo ressalta a importância de integrar estratégias de marketing à gestão logística para o sucesso e a competitividade das empresas de transporte.
This article reports on the importance of marketing applied to logistics in a transportation company. The marketing normally used by many companies is not commonly used in the sector due to lack of knowledge and fear of the high costs involved in implementing marketing tools. Although they traditionally operate independently, the integration of marketing and logistics can considerably improve the quality of the products and services offered. The aim of this study is to demonstrate how marketing knowledge and tools can increase the visibility of logistics companies in the eyes of their customers. Strategies and results that the company applies in its marketing management were presented, indicating that its application in logistics promotes the company's growth and development, opening up new opportunities. The methodology adopted was qualitative and exploratory, allowing an in-depth analysis of the interaction between marketing and logistics and its impact on business results. In summary, the study highlights the importance of integrating marketing strategies with logistics management for the success and competitiveness of transport companies.
Descrição: Artigo apresentado no XVIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão (CNEG) & Simpósio de Inovação e Responsabilidade Social (INOVARSE) – Rio de Janeiro, Brasil, 26 27 de setembro de 2024.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28093
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.