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Título: Criação de um jogo para contribuir com a educação ambiental do público infantil sobre o aquecimento global
Título(s) alternativo(s): Creation of a game to contribute to children's environmental education about global warming
Autor(es): CARAÇA, Ana Carolina de Oliveira Camargo
MARCELINO, Cauê Lopes Perretti
CORRÊA, Ezequiel Henrique Marques
CABRAL, Heloisa
CASTRO, Ian Pietro
SOUZA, Yuri Rodrigues de
Orientador(es): FIGUEIREDO, Aline Oliveira
SOUTO, Maria Regina da Silva
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Educação ambiental;Aquecimento global;Jogos educativos;Crianças;Desenvolvimento de software (educação);Ensino fundamental
Data do documento: 5-Dez-2024
Editor: 048
Referência Bibliográfica: CARAÇA, Ana Carolina de Oliveira Camargo; MARCELINO, Cauê Lopes Perretti; CORRÊA, Ezequiel Henrique Marques; CABRAL, Heloisa; CASTRO, Ian Pietro; SOUZA, Yuri Rodrigues de. Criação de um jogo para contribuir com a educação ambiental do público infantil sobre o aquecimento global. 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Meio Ambiente) – Escola Técnica Estadual “Cônego José Bento”, Jacareí, 2024.
Resumo: O artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo no formato de RPG como ferramenta pedagógica para auxiliar na conscientização de alunos do ensino fundamental sobre o aquecimento global, integrando conceitos de educação ambiental e gamificação para estimular o aprendizado infantil. Aplicada na Escola Silvio Silveira Mello Filho, em Jacareí-SP, a pesquisa envolveu turmas do 5º ano, com crianças de 10 e 11 anos, e teve como objetivo criar um jogo educativo para ensinar as causas e consequências do aquecimento global, incentivando ações sustentáveis. A metodologia incluiu revisão bibliográfica, desenvolvimento do jogo no software RPG Maker e avaliação prática por meio de atividades lúdicas e desenhos. Os resultados mostraram que os alunos absorveram bem o conteúdo, identificando fatores como desmatamento e poluição como causas do aquecimento global, além de compreenderem suas consequências, como mudanças climáticas extremas e perda de biodiversidade. O jogo demonstrou ser uma ferramenta eficaz para o engajamento e a consolidação do conhecimento, indicando o potencial das metodologias interativas na educação ambiental para formar gerações mais conscientes e responsáveis.
The article presents the development of an RPG-style game as an educational tool to raise awareness among elementary school students about global warming, integrating concepts of environmental education and gamification to stimulate children’s learning. Conducted at the Silvio Silveira Mello Filho School in Jacareí-SP, the research involved 5th-grade classes with children aged 10 and 11, aiming to create an educational game to teach the causes and consequences of global warming and encourage sustainable actions. The methodology included a literature review, game development using RPG Maker software, and practical evaluation through playful activities and drawings. The results showed that students effectively absorbed the content, identifying factors such as deforestation and pollution as causes of global warming and understanding its consequences, such as extreme climate changes and biodiversity loss. The game proved to be an effective tool for engagement and knowledge consolidation, highlighting the potential of interactive methodologies in environmental education to shape more conscious and responsible generations.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na ETEC Cônego José Bento em 5 de dezembro de 2024.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28081
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