Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27976
Título: | E-commerce, o melhor caminho no mercado. |
Autor(es): | FRANCELINO, Anderson Santos LEITE, Eva COSTA, Igor |
Orientador(es): | SILVA, Clayton de Andrade |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Comércio eletrônico;Consumidor |
Data do documento: | 2017 |
Editor: | 166 |
Referência Bibliográfica: | FRANCELINO, Anderson Santos; LEITE, Eva; COSTA, Igor. E-commerce, o melhor caminho no mercado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, Diadema, 2017 |
Resumo: | Mediante pesquisas o consumidor tem procurado alternativas mais eficientes para compras, e com a evolução tecnológica o comércio eletrônico (E-commerce) tem se tornado um dos melhores caminhos para se adquirir produtos de variadas espécies no Brasil e no mundo. Visando o público em geral, ainda existem problemas que afetam os consumidores como falta de confiabilidade no meio tecnológico, prazos, qualidade dos produtos e o atendimento que mudou de tal forma que o consumidor não se sente seguro em comprar algo que não seja na loja física onde se pode ver o produto, negociar, fazer o teste do produto. Com a ascensão das compras em lojas virtuais o consumidor terá mais oportunidades ou prejuízos? O processo de compra é mais satisfatório ou enganoso para o consumidor? Com uma pesquisa através da "Matriz Swot" pode-se analisar as oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos das lojas Centauro e Netshoes, ambas de artigos esportivos, que para o mercado consumidor são duas empresas de grande porte que tem estado no auge da preferência do consumidor, e com a presente pesquisa identifica-se qual o meio de compra tem se tornado mais viável para o cliente. "Varejo eletrônico é um formato de varejo que oferece, pela Internet, produtos e serviços, possibilitando que consumidores finais comprem e completem a transação por meio de um sistema eletrônico interativo. A comercialização de produtos e serviços via Internet faz parte da evolução tecnológica do marketing direto, que por sua vez, é uma das modalidades do varejo sem loja". (PARENTE, 2000, p. 41).
Nos últimos anos o varejo de produtos através do campo virtual tem se consolidado cada vez mais e conquistado o espaço desejado pelos varejistas. A fim de oferecer melhores alternativas para o consumidor a pesquisa identifica dos pontos onde as empresas de artigos esportivos podem melhorar para melhor satisfação, credibilidade, confiança do consumidor e destaque no meio de comunicação virtual no qual tem sido a opção de compra de muitos clientes, e com isso o "E-commerce" tem tido um impacto de crescimento gradual na economia, porque para o consumidor a compra vai muito além de uma simples transação eletrônica de bens ou serviços, mas uma variação de opções de compra, valores, praticidade e eficiência no relacionamento com o consumidor a fim de ter um investimento mais rentável as empresas tem empenhado recursos no comércio eletrônico como na comodidade de não precisar ter uma loja que estará disponível 24 horas para aquele cliente, sem precisar enfrentar filas, fatores emocionais, e todos os benefícios da loja na mão do consumidor, o que não acontece com as lojas físicas. Through price research, consumers have been looking for more efficient alternatives when shopping. Thanks to the technological progress, E- Commerce has become one of the best ways to purchase several kinds of products in Brazil and around the world. The general public faces problems which affect consumers' experience with E-Commerce such as lack of reliability on the technological area, target dates, products' quality and the customer support, which has changed in a way that consumer feel unsafe when purchasing something outside the physical store, where it is possible to see and try the product before buying it, besides having the chance to negotiate with the seller. With the support of the SWOT Matrix, it is possible to analyze the strengthens, weaknesses, opportunities and threats of the online sporting stores Netshoes and Centauro, both large companies of this market segment which are among the most preferred online stores of the consumers. These analyses identify what means of purchasing are the most viable for the customer. "Over the past few years, online commerce of retail products is increasingly consolidating. Electronic retail provides products and services for consumers through internet, making online purchasing possible by means of an interactive electronic system. Online marketing of products and services is part of the technological progress of direct marketing, which is in turn one of the categories of retail commerce without a physical store". (PARENTE, 2000, page 41). In order to offer better alternatives for the consumer, the SWOT analysis identify points in which sporting stores can evolve to improve customers' satisfaction, company's reliability and take a prominent position in E- Commerce area which has been the main shopping option of many customers. This way, E-Commerce has caused an impact on economic growth because shopping goes beyond an ordinary electronic transaction of products and services by a consumer. It means a range of purchasing options, values, practicality and efficiency in the relationship with the consumer, causing the companies to increase their profits. By investing in E-Commerce, stores can be 24-hour available for the customers, be free from long lines and avoid problems with customers' emotional issues, among other benefits which are not usually available in physical stores. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27976 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
administraçao_2017_anderson_santos_francelino_ecommerce_o_melhor_caminho_no_mercado.pdf | 30.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.