Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27954
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBATTISTI, Viviane Di-
dc.contributor.authorLIMA, Daniel Bezerra de-
dc.date.accessioned2025-01-13T13:48:08Z-
dc.date.available2025-01-13T13:48:08Z-
dc.date.issued2010-12-
dc.identifier.citationLIMA, Daniel Bezerra de. A influência da mídia impressa e digital da região metropolitana de Campinas na ampliação do aeroporto internacional de Viracopos, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27954-
dc.description.abstractO objetivo geral do trabalho foi analisar as comunicações das mídias impressas e digitais para com a sociedade local da Região Metropolitana de Campinas- RMC sobre os conflitos existentes no projeto de Ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em particular identificar quais foram os procedimentos comunicacionais adotados pela mídia impressa e digital para comunicar e informar as comunidades atingidas direta e indiretamente com a ampliação do aeroporto e a dinâmica de relacionamento entre os envolvidos. O suporte metodológico baseou-se em investigar os meios comunicacionais mais importantes da RMC, como o jornal Correio Popular, web sites das instituições de ensino, e das instituições legislativas da RMC e identificar quais notícias tratavam dos benefícios e quais tratavam dos malefícios do projeto de ampliação. Conclui-se que a maioria das notícias abordava apenas aspectos positivos como fins econômicos, comerciais e de demanda logística e empresarial, deixando de lado aspectos cruciais como preservação do meio ambiente, vislumbrando assim a necessidade de debates juntamente com as populações que estão nas áreas destinadas à desapropriação e o poder público regional, visto que as mídias regionais têm papel fundamental na formação de opinião da sociedade atingida pelo projeto de ampliação, para que os assuntos possam ser debatidos e com isso, serem esgotadas todas as possibilidades de solução dos impasses.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectAeroportospt_BR
dc.subjectImpactos ambientaispt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA influência da mídia impressa e digital da região metropolitana de Campinas na ampliação do aeroporto internacional de Viracopospt_BR
dc.title.alternativeThe influence of print and digital media in the metropolitan region of Campinas on the expansion of Viracopos international airportpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniel Bezerra de Lima 20061109.pdf
  Restricted Access
2.04 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.