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Title: A importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no atendimento de enfermagem
Authors: MARIANO, Andressa Colono De Campos
LIMA, Carolina Silva de
BANDEIRA, Joyce Elaine de Souza
MATOS, Laís Monteiro de
SANTOS, Viviane Cristina Alves dos
Advisor: SANTOS, Sandra Manoela de Almeida dos
type of document: Artigo Científico
Keywords: Língua brasileira de sinais;Comunicação em enfermagem;Inclusão social
Issue Date: Dec-2024
Publisher: 117
Citation: MARIANO, Andressa Colono de Campos. et al. A importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no atendimento de enfermagem. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Enfermagem). Etec Prof. Dr. José Dagnoni, Santa Bárbara d'Oeste, 2024.
Abstract: A não inclusão da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), como obrigatoriedade, na grade curricular do ensino técnico de enfermagem acarreta uma falta de atendimento eficaz, sendo negativo tanto para o profissional, quanto para o paciente. O objetivo do trabalho é demonstrar a importância do conhecimento em LIBRAS na grade curricular do curso técnico em enfermagem; identificar as políticas públicas que norteiam a formação inclusiva para surdos e promover noções básicas de atendimento em LIBRAS através das redes sociais. Trata-se de um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa. Os resultados apontam que a comunicação em LIBRAS é importante porque promove um cuidado mais inclusivo e eficaz, garantindo que os pacientes surdos recebam o atendimento adequado às suas necessidades. Identificamos como políticas públicas, o Decreto nº 5.626/2005 que destaca a necessidade de ensinar Libras em instituições de ensino superior e técnico, promovendo ambientes educacionais inclusivo e garantindo acesso à saúde para alunos surdos. O técnico em enfermagem desempenha um papel crucial no atendimento ao paciente, sendo mais do que necessário a inclusão de Libras na grade curricular do curso, uma vez que 5,1% da população brasileira possui alguma dificuldade auditiva. Durante o trabalho foram desenvolvidos vídeos e publicações explicativas, sobre os sinais em Libras mais utilizado na área da saúde. Conclui-se, portanto, que a falta de Libras na grade curricular é prejudicial ao atendimento da enfermagem e evidencia a necessidade urgente de implementação de políticas públicas e institucionais que promovam uma formação inclusiva para a comunicação com portadores de deficiência auditiva.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27940
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