Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27928
Título: Aromatizante repelente contendo D-Limoneno e Eugenol
Autor(es): RODRIGUES, Edson Rodrigo
ANDRADE, Frederico Roberto Marciano
SILVA, Guilherme Henrique da
VICENTINI, Keyne Santo
SCAPOLAN, Luciana
Orientador(es): BARBOSA, Vivian Marina
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Repelentes;Aromatizantes;Recursos naturais
Data do documento: Dez-2024
Editor: 117
Referência Bibliográfica: RODRIGUES, Edson Rodrigo. et al. Aromatizante repelente contendo D-Limoneno e Eugenol. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Química). Etec Prof. Dr. José Dagnoni, Santa Bárbara d'Oeste, 2024.
Resumo: O projeto consiste na fabricação de um aromatizante repelente com base no óleo essencial de laranja, extraídos de sua casca, qual contém o D-Limoneno e no óleo essencial do manjericão, extraídos de suas folhas, qual possui o Eugenol. Ambos possuem propriedades repelentes contra mosquitos, sendo o nosso foco principal o Aedes Aegypt. Foram utilizados elementos naturais visando uma alternativa frente aos aromatizantes e repelentes comercializados, tanto em quantidade de componentes, quanto em sustentabilidade, já que são presentes em nossos lares. Os metodos de extração utilizados para a extração dos óleos essenciais foram o arraste a vapor para a extrair o D-limoneno e a destilação Sohxlet para a extração do Eugenol, o rendimento das extrações apresentou níveis satisfatórios para a produção do repelente aromatrizante em laboratório, tendo um ponto negativo o seu baixo rendimento.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27928
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
quimica_2024_2_edson_aromatizante repelente contendo d-limoneno e eugenol.pdf
  Restricted Access
916.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.