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Título: O uso de recursos computadorizados para os portadores de síndrome de Down
Título(s) alternativo(s): The use of computerized resources for people with Down syndrome
Autor(es): BORTOLETI, Camila Aparecida
SALTO, Geisy Aparecida Pereira
AMBROSEVITH, Jackelyne
Orientador(es): GARDINALE, Heloiza Perozin Pinheiro
Outro(s) contribuidor(es): ROCHA, Regina Ferreira
GARDINALE, Heloiza Perozim Pinheiro
DUARTE, Daniel Toetz
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Síndrome de down;Jogos educativos;Tecnologia da informação
Data do documento: 2013
Editor: 088
Referência Bibliográfica: BORTOLETI, Camilia Aparecida; SALTO, Geisy Aparecida Pereira; AMBROSEVITH, Jackelyne. O uso de recursos computadorizados para os portadores de síndrome de Down. 2013. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Informática) - Etec Monsenhor Antônio Magliano, Garça, 2013.
Resumo: A educação se faz necessária para a evolução de uma sociedade. Observa-se, no entanto, que inúmeras pessoas não têm acesso ao ambiente escolar. Neste sentido, as pessoas especiais se constituem como uma clientela que enfrenta diversos problemas, sendo alvo de ações de órgãos governamentais que atuam na busca de soluções desses problemas. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é uma destas instituições que atendem o público em questão e procura preparar tal clientela para que seja inserida da melhor maneira possível na sociedade. No entanto, assim como as dificuldades encontradas pelos professores da rede de ensino, os profissionais responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem dos portadores de síndrome de Down apontam para a falta de atenção de seus alunos. Por esse motivo, traçou-se o objetivo de reconhecer as dificuldades encontradas pelos professores para alfabetizar os portadores da síndrome de Down, angariando subsídios para o desenvolvimento de um software que auxilie no desempenho físico e mental do público-alvo. No decorrer do trabalho, o software foi demonstrado com as devidas explicações sobre a sua usabilidade. Por meio das atividades oferecidas no software, o aluno poderá fazer associações, trabalhando o raciocínio. Espera-se que o uso do computador possa efetivamente contribuir para o seu crescimento.
Education is necessary for the evolution of a society. It is observed, however, that many people do not have access to the school environment. In this sense, special people are specific as a clientele that faces various problems, being the target of actions by government bodies that work to find solutions to these problems. The Association of Parents and Friends of Disabled People (APAE) is one of these institutions that serve the public in question and seeks to prepare this clientele so that they can be integrated into society in the best possible way. However, just like the difficulties suffered by teachers in the education system, the professionals responsible for the teaching-learning process for people with Down syndrome point to the lack of attention on the part of their students. For this reason, we will aim to consider the difficulties faced by teachers in teaching people with Down syndrome to read and write, raising subsidies for the development of software that helps the physical and mental performance of the target audience. During the work, the software was demonstrated with explanations about its usability. Through the activities offered in the software, the student will be able to make associations, working on reasoning. We hope that the use of computers can effectively contribute to your growth.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27919
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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