Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27914
Título: Sistemas locais de produção e inovação: um estudo de caso sobre a aglomeração da indústria de máquinas em Sorocaba
Título(s) alternativo(s): Local production and innovation systems: a case study on the agglomeration of the machinery industry in Sorocaba
Autor(es): AMANCIO, Ana Paula Osti
Orientador(es): BENEDETTI, Francisco Carlos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Governança;Desenvolvimento industrial;Inovação
Data do documento: Dez-2010
Editor: 105
Referência Bibliográfica: AMANCIO, Ana Paula Osti. Sistemas locais de produção e inovação: um estudo de caso sobre a aglomeração da indústria de máquinas em Sorocaba, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2010.
Resumo: Este trabalho monográfico consiste na análise de como as aglomerações de empresas se articulam coletivamente e obtém vantagens, focando os aspectos sociais, políticos e econômicos envolvidos nesse processo. Essa organização empresarial pode ser chamada de Cluster, Arranjo Produtivo Local, Distrito Industrial ou Sistema Produtivo e Inovativo Local, e a relação entre as empresas dessas organizações deve ser baseada na cooperação e confiança entre elas, para que o aglomerado possa se fortalecer produtiva, comercial e economicamente. Essa relação deve ser gerida por uma governança, que nesse contexto pode ser interpretada como uma gestão compartilhada, na qual empresas, políticas públicas de desenvolvimento, instituições de ensino, empresas correlatas, instituições de apoio e sindicais, bem como toda forma de desenvolvimento e crescimento econômico, se unem a fim de desenvolver mecanismos para aumentar a competitividade do setor. Para mensurar as ações da governança e atender aos objetivos desse trabalho, foi elaborado um questionário que foi enviado para a PODI, governança das indústrias de máquinas de Sorocaba. Concluímos, ao final do trabalho, que essa governança não é eficiente em nenhum dos fatores apresentados no questionário, pois não exerce nenhuma influência no setor. Porém, pode ser considerada uma governança devido ao seu plano estratégico bem estruturado e por sua missão, que é a de ser uma instituição articuladora e fomentadora da inovação.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27914
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Osti Amancio 20081102.pdf
  Restricted Access
271.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.