Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27912
Título: Análise comparativa e de aceitação no mercado brasileiro dos modelos de maturidade de software (CMMI e MPS.BR)
Título(s) alternativo(s): Comparative and acceptance analysis in the Brazilian market of software maturity models (CMMI and MPS.BR)
Autor(es): BARONI, Ana Carolina Giamarino
Orientador(es): OLIVEIRA, Valter Castelhano de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Qualidade de software;Engenharia de software
Data do documento: Nov-2010
Editor: 105
Referência Bibliográfica: BARONI, Ana Carolina Giamarino. Análise comparativa e de aceitação no mercado brasileiro dos modelos de maturidade de software (CMMI e MPS.BR), 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2010.
Resumo: O objetivo geral do trabalho é identificar a qual tipo de empresa (micro, pequena, média ou de grande porte) o modelo de maturidade de software, modelo CMMI ou modelo MPS.BR, é mais adequado e analisar se as empresas brasileiras estão utilizando os modelos de acordo com essa compatibilidade. Para início do estudo foram conceituados: software, engenharia de software, processos e modelos de maturidade de processo, a seguir, foi feita uma pesquisa histórica sobre os modelos de maturidade de software em questão explicando suas origens e seus objetivos. Através de uma análise comparativa dos respectivos modelos de maturidade foram mostradas suas semelhanças e diferenças, e foram identificadas a qual tipo de empresa (micro, pequena, média ou de grande porte) os modelos são mais adequados. Após a análise comparativa entre os dois modelos, foram analisados dados relacionados ao uso dos modelos de maturidade de software por empresas brasileiras, que nos permitiram identificar qual a aceitação dos dois modelos de maturidade pelo mercado brasileiro (o número de certificações anuais, quais os tipos de empresas que mais utilizam certo tipo de modelo e as razões que as levam a optar por um dos dois modelos). Finalmente foi concluído se as empresas brasileiras estão utlizando os modelos de maturidade mais adequados e qual a tendência do uso destes modelos nos próximos anos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27912
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Carolina G. Baroni 20031303.pdf
  Restricted Access
324.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.