Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27887
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RAMIREZ, Rodrigo Avella | - |
dc.contributor.author | SILVA, Luís Fernando Muller da | - |
dc.contributor.other | ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de | - |
dc.contributor.other | NETTO PRADOS, Rosália Maria | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-09T20:40:44Z | - |
dc.date.available | 2025-01-09T20:40:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-03 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luís Fernando Muller da. Construção da identidade docente do professor de língua inglesa na educação profissional de nível médio. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27887 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo investigar quais práticas e desafios que o professor de língua inglesa encontra para estruturar sua base de conhecimento para o ensino do idioma na educação profissionalizante de nível médio. Os docentes de língua inglesa são oriundos da área acadêmica de Letras e Linguística sendo preparados para a docência do idioma no ensino propedêutico, porém na educação profissionalizante se defrontam com a terminologia técnica e instrumental dos diversos eixos técnicos. A linha de pesquisa adotada é a Formação do Formador alinhada ao grupo de pesquisa Saberes e Trabalho Docente. Referente à metodologia trata-se de uma pesquisa analítica e descritiva de natureza qualitativa, pois partiu da contextualização da coleta de dados e análise dos documentos oficiais junto à caracterização e narrativas dos docentes participantes desse estudo. Partimos depois, com a luz dos teóricos, para a triangulação dos dados obtidos para descrever as habilidades e possíveis soluções para o aprimoramento docente. Usamos como lente teórica, autores como: Leffa, Rajagopalan e Graddol para averiguarmos a importância da língua inglesa na contemporaneidade; Melo, Santos e Polidório para traçarmos a história do ensino do idioma no Brasil; Paiva, Hall, Tardif, Peterossi, Snow, Ramirez, Mizukami, Shulman, entre outros, para compreendermos a formação do formador, identidade docente e comunidades de aprendizagem. Para a compreensão do que a Instituição almeja do professor de língua inglesa analisamos os seguintes documentos oficiais: Plano de Curso de Ensino Médio, Política Linguística Institucional e Edital de Contratação. Constatamos que o docente carece melhor compreensão quando leciona em um nicho educacional que aborda o idioma em duas vertentes (propedêutica e instrumental), o qual exigirá constante aprimoramento e reflexão das suas práticas, seja para compreender os objetivos educacionais de cada curso, a abordagem dos tópicos em aula ou o desenvolvimento de recursos didáticos. Propomos, assim, a criação de uma comunidade investigativa remota trimestral, pois estimularia as trocas de vivências docentes como forma de desenvolver um repertório de pensamentos e reflexões para o aprimoramento da abordagem das diversas terminologias em língua inglesa. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present paper aims to investigate what practices and challenges English language teachers are faced with to structure their knowledge base for teaching English in secondary professional education. English language teachers come from the academic area of Linguistics and they are prepared to teach the language in traditional education, but in professional education they are faced with the technical and instrumental terminology from various technical courses. The line of research adopted is Teacher Training aligned with the Knowledge and Teaching Work research group Regarding the methodology, this is an analytical and descriptive research of qualitative nature, as it started from the contextualization of data collection and analysis of official documents along with the characterization and narratives of the teachers participating in this study. We then set out, with the light of theorists, to triangulate the data obtained to describe the skills and possible solutions for teacher improvement. We use authors such as: Leffa, Rajagopalan and Graddol as theoretical lens to investigate the importance of the English language in contemporary times; Melo, Santos and Polidório to trace the history of language teaching in Brazil; Paiva, Hall, Tardif, Peterossi, Snow, Ramirez, Mizukami, Shulman, among others, to understand the formation of teachers, teaching identity and learning communities. To understand what the Institution wants from English language teachers, we analyzed the following official documents: High School Course Plan, Institutional Language Policy and Hiring Edit. We conclude that teachers need a better understanding that they are in an educational niche that addresses the language in 2 aspects (propaedeutic and instrumental), which will require constant improvement and reflection on their practices, whether to understand the educational objectives of each course, approach to topics in class or development of teaching resources. We therefore propose the creation of a virtual investigative community with seasonal meetings, as it would encourage the exchange of teaching experiences as a way of developing a repertoire of thoughts and reflections to improve the teaching process in class. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional e técnico | pt_BR |
dc.subject | Comunidades | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Metodologia científica | pt_BR |
dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de professor | pt_BR |
dc.title | Construção da identidade docente do professor de língua inglesa na educação profissional de nível médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Construction of the teaching identity of the English language teacher in secondary level professional education | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dcterms.subject | Educaçao e trabalho | pt_BR |
dcterms.tableOfContents | GDEP - Linha de Pesquisa 2: Formação do Formador - Projeto de pesquisa: Saberes e Trabalho Docente | pt_BR |
dcterms.type | GDEP - Organização de Eventos Nacionais / Internacionais com Anais, com ISSN, na área de Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UPEP_ConstrucaodaIdentidadeDocentedoProfessor_LuisFernandoMullerdaSilva_2024.pdf | 1.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.