Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27866
Título: Psicologia comportamental: os dependentes digitais
Autor(es): MOREIRA, Darliene Barbosa
VALENÇA, Henry Gustavo Assunção Soares
ALMEIDA, Ketylym Pereira de
SIMÕES, Simone Clemente
Orientador(es): ARAUJO, Eduardo Luis Moraes Romeiro de
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Dependência;Saúde mental;Tecnologia;Psicologia
Data do documento: Dez-2024
Editor: 117
Referência Bibliográfica: MOREIRA, Darliene Barbosa. et al. Psicologia comportamental: os dependentes digitais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Recursos Humanos). Etec Prof. Dr. José Dagnoni, Santa Bárbara d'Oeste, 2024.
Resumo: O avanço tecnológico dos dispositivos digitais tem impactado o comportamento humano resultando cada vez mais em uma dependência digital. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca investigar os aspectos relacionados à dependência digital, suas implicações psicológicas e sociais, e possíveis estratégias para diminuir esse problema. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem avaliativa, utilizando revisão bibliográfica de diversos sites e autores. O estudo revela que a dependência digital é caracterizada pelo uso excessivo de dispositivos eletrônicos e mídias sociais, levando a prejuízos significativos na saúde mental, como ansiedade, depressão, distúrbios do sono e a síndrome de burnout. Além disso, a dependência digital afeta negativamente os relacionamentos com gestores e membros da equipe e também o desempenho acadêmico dos indivíduos. O número de dependentes digitais está aumentando de forma crescente nos dias atuais e vem se tornando um impacto negativo também no ambiente corporativo. Os resultados apontam que a dependência digital é um fenômeno de muitas variáveis, influenciado por fatores como a gratificação instantânea proporcionada pelas plataformas digitais e a necessidade de conexão social. O estudo sugere que a conscientização sobre o uso saudável da tecnologia e a implementação de práticas de autocontrole podem ajudar a reduzir a dependência digital. Este trabalho contribui para a compreensão dos efeitos da tecnologia na vida cotidiana e propõe recomendações para que indivíduos e instituições possam promover um uso mais equilibrado e saudável dos dispositivos digitais.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27866
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
recursoshumanos_2024_2_darlienebarbosamoreira_psicologiacomportamentalosdependentesdigitais.pdf
  Restricted Access
703.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.