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Título: Adaptação de plataformas de jogos para o ensino e visualização de projetos para área da engenharia civil e arquitetura
Autor(es): SILVA, Ana Clara Matos
MATOS, João Pedro da Costa
DUARTE, Pedro Henrique Ramos
Orientador(es): BIANCHINI, Lucas Andrade da Silva
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Engenharia civil;Arquitetura;Jogos educativos;Projetos;Tecnologia educacional
Data do documento: 9-Dez-2024
Editor: 285
Referência Bibliográfica: SILVA, Ana Clara Matos; MATOS, João Pedro da Costa; DUARTE, Pedro Henrique Ramos. Adaptação de plataformas de jogos para o ensino e visualização de projetos para área da engenharia civil e arquitetura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Edificações) - Etec Itaquera II, São Paulo, 2024.
Resumo: Nos últimos anos, a utilização da tecnologia tornou-se algo essencial na vida da população no Brasil e no mundo. A todo momento estamos “ligados” e bem-informados sobre as coisas mais recentes, e o que antigamente parecia algo impossível, atualmente é muito possível. Isso não é diferente no setor da construção civil e da arquitetura, que com o passar dos anos vem inovando, tanto em suas práticas construtivas como no desenvolvimento de projetos. Neste trabalho, explorar o mundo gamer trouxe um olhar diferente entre a união de lazer e educação, além da utilização de plataformas que podem oferecer inúmeros benefícios para os usuários. O estudo realizado buscou fornecer, para a área do curso em Edificações e dos demais cursos voltados para esse setor, uma alternativa de desenvolvimento de projeto que fosse atrativa e trouxesse uma colaboração entre alunos e professores, assim como profissionais e clientes. Para as empresas, a utilização dessas plataformas de jogos também é uma opção para a colaboração em equipe e para instrumento de treinamento. Visando atingir um público maior e engajado, muitas pesquisas apontam sobre como os jogos são importantes na aprendizagem lúdica, não só de crianças, mas de todos que buscam conhecer e estudar sobre a área. Portanto, este trabalho foi realizado para abranger todas essas gamificações.
In recent years, the use of technology has become an essential part of people's lives in Brazil and around the world. At all times we are "connected" and well-informed about the latest things, and what once seemed impossible is now very possible. This is no different in the construction and architecture sector, which has been innovating over the years, both in its construction practices and in the development of projects. In this work, exploring the world of gaming has brought a different perspective between the union of leisure and education, as well as the use of platforms that can offer numerous benefits to users. The study sought to provide an attractive project development alternative for the Building course and other courses in this sector, bringing collaboration between students and teachers, as well as professionals and clients. For companies, the use of these gaming platforms is also an option for team collaboration and a training tool. In order to reach a larger and more engaged audience, a lot of research points to how important games are in playful learning, not just for children, but for everyone who wants to learn and study about the area. Therefore, this work was carried out to cover all these gamifications.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27829
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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