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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27805
Title: | Set de Simulação CLP II |
Authors: | SANTOS, Jeremias Carvalho SILVA, Klever Kolberg Santos da TOMINAGA, Lucas Kendi |
Advisor: | ALMEIDA, Dalmacio |
Other contributor: | MAIA, Francisco José de Oliveira AZEVEDO, Thiago Paula Silva de |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Processos industriais;Automação industrial;Simulação de sistemas;Produção industrial |
Issue Date: | 30-Nov-2024 |
Publisher: | 257 |
Citation: | SANTOS, Jeremias Carvalho; SILVA, Klever Kolberg Santos da; TOMINAGA, Lucas Kendi. Set de Simulação CLP II. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Itaquera “Prof. Miguel Reale”, São Paulo, 2024. |
Abstract: | O avanço tecnológico e o desenvolvimento industrial permitiram a implementação de
novas máquinas com ações cada vez mais eficientes e qualificadas, garantindo um
processo de produção mais rápido e prático. Visando a evolução dos processos,
sempre existem projetos de Automação industrial com grande potencial e que podem
ser aprimorados. Um exemplo disso é o projeto Set de Simulação CLP desenvolvido
pelos alunos Fernando Henrique Damasceno Rocha e Marcos Vinicius de Castro Silva
da Fatec Itaquera, que apresentaram um projeto de esteira seletora de itens,
permitindo ao usuário realizar o controle de teste de peças através do uso de código
de barras. Dessa forma, o objetivo deste estudo é promover uma expansão no projeto
Set de Simulação CLP por meio da implementação de um manual didático e um leitor
de QR Code. Justifica-se pelo fato de possibilitar aos alunos adquirirem mais
conhecimento sobre a aplicação de um processo de Automação Industrial. Para
desenvolver o estudo foram necessários conhecimentos sobre eletrônica,
programação, redes, microcontroladores, sendo disciplinas que englobam no curso de
Automação Industrial. Trata-se de um estudo experimental que proporciona uma
abordagem sistemática e controlada de investigação/pesquisa. Por meio do
desenvolvimento do hardware, são testados a eficiência da leitura do QR Code em
comparação com o código de barra e dentre os resultados, foi notado que o QR Code
teve uma frequência maior de leitura que o código de barra, sendo QR Code mais
eficiente. Conclui-se que por meio do desenvolvimento e dos testes realizados, foi
alcançado o objetivo proposto. Para estudos futuros, o projeto pode ser mais ampliado
com novas expansões. Technological advances and industrial development have allowed the implementation of new machines with increasingly efficient and qualified actions, ensuring a faster and more practical production process. Aiming at the evolution of processes, there are always industrial automation projects with great potential that can be improved. An example of this is the PLC Simulation Set project developed by students Fernando Henrique Damasceno Rocha and Marcos Vinicius de Castro Silva from Fatec Itaquera, who presented a project for an item selection conveyor belt, allowing the user to perform part test control through the use of barcodes. Thus, the objective of this study is to promote an expansion of the PLC Simulation Set project through the implementation of a teaching manual and a QR Code reader. It is justified by the fact that it allows students to acquire more knowledge about the application of an Industrial Automation process. To develop the study, knowledge of electronics, programming, networks, and microcontrollers was required, which are disciplines that are included in the Industrial Automation course. This is an experimental study that provides a systematic and controlled approach to research. Through the development of the hardware, the efficiency of reading the QR Code is tested in comparison with the barcode. Among the results, it was noted that the QR Code had a higher reading frequency than the barcode, making the QR Code more efficient. It is concluded that through the development and tests carried out, the proposed objective was achieved. For future studies, the project can be further expanded with new expansions. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27805 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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