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Title: Comunicação corporativa da Faber-Castell Deutschland no Instagram
Other Titles: Faber-Castell Deutschland corporate communication on Instagram
Authors: CONCEIÇÃO, Bárbara Elizabeth Borges Carneiro da
Advisor: FRANCO, Cristina Camargo Alberts
Other contributor: NAGAMINI, Eliana
LOURENÇO, José Roberto
type of document: Monografia
Keywords: Comunicação;Mídias sociais;Linguagem publicitária;Língua alemã
Issue Date: 9-Dec-2024
Publisher: 002
Citation: CONCEIÇÃO, Bárbara Elizabeth Borges Carneiro da. Comunicação corporativa da Faber-Castell Deutschland no Instagram, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.
Abstract: As mídias sociais mudaram a forma como as empresas interagem com seus clientes, por conseguinte, os profissionais responsáveis pela comunicação corporativa externa devem adaptar-se à linguagem utilizada nessas plataformas. Perante o exposto, este estudo tem como objetivo explorar a comunicação da Faber-Castell Deutschland no Instagram, para verificar se há a necessidade do domínio da linguagem digital alemã pelos profissionais de secretariado especializados nesse idioma. Para a estruturação do referencial teórico foi feito levantamento bibliográfico sobre os assuntos abordados. Com caráter qualitativo e exploratório, o estudo teve como base um corpus composto por 19 postagens selecionadas dos meses de março a agosto de 2024, para análise de conteúdo da empresa. Algumas conclusões deste estudo revelam uma combinação de estratégias, juntando a formalidade da escrita com algumas flexibilizações, e a informalidade no trato ao cliente, para criar vínculo e estimular o consumo dos produtos. Profissionais ou estudantes de secretariado que dominem a norma culta da língua alemã não terão dificuldades na adaptação da linguagem digital utilizada no corpus desta pesquisa.
Social media has changed the way companies interact with their customers, therefore, professionals responsible for external corporate communication must adapt to the language used on these platforms. Given the above, this study aims to explore the communication of Faber-Castell Deutschland on Instagram, to verify if there is a demand for the mastery of German digital language by secretariat professionals specialized in that language. A bibliographic survey on the subjects covered was conducted to structure the theoretical reference. With qualitative and exploratory nature, the study was based on a corpus composed of 19 posts, selected from March to August of 2024, for content analysis of the company. Some findings of this study reveal a mix of strategies, combining the formality of writing with some flexibilities, and the informality in dealing with the customer to create a bond and stimulate the consumption of products. Secretariat professionals or students who master the cultured norm of the German language will have no difficulties adapting to the digital language used in the corpus of this research.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27797
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