Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27788
Título: Gestão documental e o profissional de secretariado executivo: a resistência dos arquivos físicos frente às novas tecnologias na preservação da memória organizacional
Título(s) alternativo(s): Document management and the executive secretariat professional: the resistance of physical files in the face of new technologies in preserving organizational memory
Autor(es): CRUZ, Abigail Fernandes da
Orientador(es): MARQUES, José Luiz
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Memória (eletrônica digital);Arquivos;Documentos
Data do documento: Dez-2011
Editor: 105
Referência Bibliográfica: CRUZ, Abigail Fernandes da. Gestão documental e o profissional de secretariado executivo: a resistência dos arquivos físicos frente às novas tecnologias na preservação da memória organizacional, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2011.
Resumo: Os objetivos deste trabalho foram os de investigar e compreender o conceito de gestão documental, a importância do profissional de secretariado executivo nas organizações privadas e públicas, como gestor dos documentos que garantem a memória empresarial, além de analisar a técnica que auxilia nos procedimentos de avaliação, transferência, recolhimento, guarda e eliminação permanente de documentos – a arquivística. O percurso metodológico foi realizado, primeiramente, a partir de uma pesquisa exploratória buscando livros de autores conceituados no assunto e, em seguida, uma pesquisa de campo de natureza qualitativa e quantitativa, utilizando um questionário com onze perguntas fechadas e quatro abertas, que abordaram os principais assuntos relacionados a este estudo. Essa pesquisa foi distribuída para quinze secretárias, das quais apenas dez responderam. Após a coleta de dados, as respostas objetivas foram analisadas e, para melhor visualização e interpretação, empregaram-se os gráficos. Através das questões dissertativas foi possível saber como esses profissionais lidam com os documentos arquivísticos e com as inovações tecnológicas dentro do ambiente em que atuam. Concluiu-se com este trabalho que o profissional de secretariado executivo entende a gestão documental como uma ferramenta necessária para a manutenção da memória empresarial e, diferente do que se imagina com as novas tecnologias, os arquivos físicos ainda predominam como ferramenta institucional para a preservação dessa memória.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27788
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Abigail.pdf
  Restricted Access
5.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.