Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27669
Title: | Análise da influência das redes sociais no conhecimento e consumo alimentar de adolescentes |
Other Titles: | Analysis of the influence of social networks on food knowledge and consumption among adolescents |
Authors: | SILVA, Ana Clyvia Gomes da SANTOS, Érica Gomes dos SILVA, Geovanna Amarães da FONSECA, Isabelle Ribeiro da MONTEIRO, Julia Andrade Silva GONÇALVES, Julia da Costa |
Advisor: | FIGUEIREDO, Ana Cristina Gonçalves de Azevedo |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Adolescentes;Redes sociais;Consumo de alimentos |
Issue Date: | Dec-2024 |
Publisher: | 247 |
Citation: | SILVA, Ana Clyvia Gomes da et al. Análise da influência das redes sociais no conhecimento e consumo alimentar de adolescentes. Trabalho de Conclusão de Curso (Ensino Médio integrado ao Técnico em Nutrição e Dietética). Escola Técnica Estadual Mandaqui, São Paulo, 2024. |
Abstract: | A adolescência é uma fase de intensas transformações físicas, emocionais e
sociais, onde o indivíduo busca a construção de sua identidade e a autonomia,
enfrentando desafios como a mudança do corpo, demanda nutricional e
fenômenos maturativos. Este trabalho teve como objetivo analisar a influência
das redes sociais no conhecimento e consumo alimentar de adolescentes. O
instrumento utilizado foi um questionário composto por 62 questões contendo o
perfil socioeconômico dos participantes, consumo alimentar por meio dos
marcadores da alimentação, perfil nutricional, tempo de uso de tela e
conteúdos acessados nas redes sociais. Para a coleta de dados foi utilizado o
aplicativo de gerenciamento de pesquisas Google Forms. O tamanho da
amostra foi de 114 participantes. Nos resultados, a maioria dos participantes
foram mulheres com média de idade de 16,1 anos e que fazem uso das redes
sociais de três a quatro horas por dia. A frequência de consumo dos
marcadores saudáveis mostrou-se baixa quanto à ingestão de legumes.
Quanto aos marcadores não saudáveis se destacou o percentual alto de
ausência de consumo de macarrão instantâneo, os demais marcadores
apresentaram em sua maioria consumo não regular. A maioria dos
adolescentes (73%) se encontravam eutróficos. Os participantes demonstraram
preocupação com a saúde, alimentação e qualidade de vida. Apesar da maioria
não seguir um influenciador, apresentam a opinião que os adolescentes são
vulneráveis e podem ser influenciados pelas informações recebidas das
personalidades das redes sociais. É muito importante que os profissionais da
nutrição estabeleçam uma linha de comunicação com os adolescentes, para
que os mesmos recebam informações adequadas sobre alimentação e façam
escolhas corretas. Adolescence is a phase of intense physical, emotional and social transformations, in which individuals seek to build their identity and autonomy, facing challenges such as body changes, nutritional demands and maturational phenomena. The aim of this study was to analyze the influence of social networks on adolescents' food knowledge and consumption. The instrument used was a questionnaire made up of 62 questions containing the socio economic profile of the participants, food consumption using food markers, nutritional profile, screen time and content accessed on social networks. The Google Forms survey management application was used to collect the data. The sample size was 114 participants. In the results, the majority of participants were women with an average age of 16.1 years and who use social media between three and four hours a day. The frequency of consumption of healthy markers was low in terms of vegetable intake. As for the unhealthy markers, there was a high percentage of no consumption of instant noodles, and most of the other markers were not consumed regularly. Most of the adolescents (73%) were eutrophic. The participants were concerned about their health, diet and quality of life. Although the majority do not follow an influencer, they are of the opinion that adolescents are vulnerable and can be influenced by information received from social media personalities. It is very important that nutrition professionals establish a line of communication with teenagers so that they receive adequate information about food and make the right choices. |
Description: | Acompanha como produto Lâmina educativa sobre mídias sociais e adolescentes em pdf. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27669 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mtecnutricaoedietetica_2024_2_anaclyviagomesdasilva_analiseinfluenciaredessociaisconsumoalimentardeadolescentes.pdf | TCC | 3.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
mtecnutricaoedietetica_2024_2_anaclyviagomesdasilva_analiseinfluenciaredessociaisconsumoalimentardeadolescentes_Laminaeducativa_PDF.pdf | Produto | 292.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
mtecnutricaoedietetica_2024_2_anaclyviagomesdasilva_analiseinfluenciaredessociaisconsumoalimentardeadolescentes_TA.pdf Restricted Access | TA | 367.86 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.