Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27667
Título: Os desafios da implementação de sistemas digitais para otimização de processos administrativos
Título(s) alternativo(s): The challenges of implementing digital systems to optimize administrative processes
Autor(es): COSTA, Davi Lourenço da
OLIVEIRA, Gabriel Antunes Baptista de
LOPES, Kaique Pereira
CUNHA, Natalia de Souza da
SANTOS, Pedro Augusto Moura Silva
CRUZ, Wesley Souza da
Orientador(es): VASCONCELOS, Sandra Regina Pereira
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Processo administrativo;Administração
Data do documento: Jun-2024
Editor: 199
Referência Bibliográfica: COSTA, Davi Lourenço da. OLIVEIRA, Gabriel Antunes Baptista de. LOPES, Kaique Pereira. CUNHA, Natalia de Souza da. SANTOS, Pedro Augusto Moura Silva. CRUZ, Wesley Souza da. Os desafios da implementação de sistemas digitais para otimização de processos administrativos, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2024
Resumo: A tecnologia e sistemas digitais têm transformado o setor administrativo, otimizando processos atrasados e manuais. Ferramentas primordiais nas empresas, SIGS (Sistemas de Informações Gerenciais) e IA (Inteligência Artificial) modernizam e facilitam a organização aumentando a produtividade, especialmente com a entrada de jovens no mercado de trabalho. Na área da saúde, sistemas como o MV facilitam o registro eletrônico de prontuários, substituindo os papeis, enquanto no setor logístico, softwares como o TOTVS auxiliam no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Contudo, há resistência na implementação de novas tecnologias, particularmente pelos antigos. O modelo de aceitação de tecnologia (TAM) sugere que a resistência está ligada à percepção de manejo do uso da tecnologia. Treinamentos adequados e demonstração de benefícios ajudarão a superar essa barreira. A inteligência artificial, apesar de ser uma ferramenta valiosa para automatizar tarefas repetitivas, gera discussões sobre o impacto nos empregos. Para garantir uma implementação responsável e ética, é necessário que as empresas adotem uma abordagem transparente e justa na proteção dos dados e nas decisões automatizadas, promovendo uma cultura organizacional que valorize a segurança e a integridade dos dados dos usuários.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27667
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adm_2024_2_e-n_davilourenço_desafios.pdf897.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.