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Título: Consumo versus consumismo: quais suas consequências para a sociedade
Título(s) alternativo(s): Consumption versus consumerism: what are the consequences for society
Autor(es): LÚCIO, Valtenir José
Orientador(es): BELLINI, Gilberto César Ortolan
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Administração;Consumo;Consumismo;Indústria cultural
Data do documento: 2023
Editor: 176
Referência Bibliográfica: LÚCIO, Valtenir José. Consumo versus consumismo: quais suas consequências para a sociedade. 2023. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho "Dep. Waldyr Alceu Trigo", Sertãozinho, 2023.
Resumo: Este trabalho científico tem como objetivo demonstrar como o consumo exacerbado e a cultura de consumo pode gerar grandes consequências negativas para as pessoas, clientes, consumidores e a sociedade. Para tal para a pesquisa utilizou-se como metodologia uma revisão bibliográfica baseada em 10 anos de textos e artigos científicos, livros, sites de banco de dados como Scielo e Google Acadêmico Será possível demonstrar como existe uma visão de pseudoautonomia quando se trata de consumir. O consumo não é apenas o ato de se comprar algo, existe neste contexto uma cultura que envolve grandes organizações que propagam um estilo de vida, ou a melhor forma de se consumir para se integrar. Quando grandes empresas estão envolvidas através de propagandas, marketing, etc., estabelecer o que o consumidor deseja, ou mesmo, precisa, trata-se da Indústria Cultural de consumo, na qual o consumo deixa de ser apenas consumo racional para se tornar uma das maiores problemáticas para a sociedade, baseada na alienação social de massa, a análise do consumo irracional permite perceber como a sociedade é condicionada de uma forma doentia em vários âmbitos de suas vidas pelas mídias a comprar o que elas delimitam como importante e indispensável tanto social como individualmente.
This scientific work aims to demonstrate how excessive consumption and the culture of consumption can generate great negative consequences for indiduals, clients, consumers, and society. For this purpose, a bibliographic review based on 10 years of scientific texts and articles, books, and databases such as Scielo and Google Scholar was used as the methodology for the research, lt will be possible to demonstrate how there is a view of pseudo-autonomy when it comes to consuming. Consumption is not just the act of buying something; in this context, there is a culture that involves large organizations that propagate a lifestyle or the best way to consume in order to integrate. When large companies are involved through advertising, marketing, etc,, establishing what the consumer wants or even needs, it is the cultural industry of consumption, in which consumption ceases to be just rational consumption. The analysis of irrational consumption allows us to perceive how society is conditioned in a sickly way in various aspects of their lives by the media to buy what they delimit as important and indispensable both socially and individually.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27606
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