Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27566
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FADEL, Valdiza Maria do Nascimento | - |
dc.contributor.author | CARDIA, Fernanda Juliani | - |
dc.contributor.author | MORAES, Nicollas Henrique de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Nicolly Rosa Brandão dos | - |
dc.contributor.author | RIBEIRO, Rebeca dos Santos | - |
dc.contributor.author | Lino, Vitor Domiciano | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-19T12:32:59Z | - |
dc.date.available | 2024-12-19T12:32:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
dc.identifier.citation | CARDIA, Fernanda Juliani et al. A importância da educação financeira para jovens. Orientador: Me. Valdiza Maria do Nascimento Fadel. 2024. 19 p. Artigo científico (Administração integrado ao ensino médio) - Etec Professor Mário Antonio Verza, Palmital, São Paulo, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27566 | - |
dc.description.abstract | A carência de propostas abrangentes para a educação financeira entre os jovens brasileiros é um problema que resulta em dificuldades econômicas na vida adulta, refletindo em diversas esferas da sociedade, como endividamento e falta de planejamento financeiro, por exemplo. Diante dessa realidade, o presente trabalho busca explorar a importância da educação financeira para a juventude e identificar estratégias didático pedagógicas eficazes nesse processo. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e em artigos na internet, assim como levantamentos de campo com jovens da região de Palmital – SP. A partir da análise qualitativa dos resultados, foi possível identificar baixos níveis de conhecimento sobre finanças pelos participantes, que encaminhou o desenvolvimento de um folder educativo sobre gestão financeira pessoal para jovens, contendo informações básicas, tais como dicas para abertura de conta em banco digital e gestão de gastos, oferecendo uma abordagem prática e acessível. Esse material visa facilitar o acesso a conceitos financeiros essenciais e promover a conscientização financeira responsável entre os jovens. | pt_BR |
dc.description.abstract | The lack of comprehensive proposals for financial education among Brazilian youth is a problem that leads to economic difficulties in adulthood, impacting various spheres of society, such as debt and lack of financial planning. In light of this reality, this study aims to explore the importance of financial education for young people and identify effective didactic-pedagogical strategies in this process. To achieve this, bibliographic research and internet article reviews were conducted, along with field surveys involving young people from the Palmital-SP region. Through qualitative analysis of the results, low levels of financial knowledge among participants were identified, which guided the development of an educational brochure on personal financial management for young people. This brochure includes basic information, such as tips for opening a digital bank account and managing expenses, offering a practical and accessible approach. The material aims to facilitate access to essential financial concepts and promote responsible financial awareness among youth. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Administração | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 164 | pt_BR |
dc.subject | Administração financeira | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Finanças | pt_BR |
dc.subject | Jovens | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | A importância da educação financeira para jovens | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dcterms.type | Diagramação Gráfica | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mtecadministracao_2024_2_fernandajulianicardia_aimportanciadaeducacaofinanceiraparajovens.pdf | 699.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.