Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27564
Title: Marketing como fator de sucesso para pequenas empresas
Authors: MOREIRA, Aline de Moura
PIRES, Ana Vitoria Moraes
MELO, Gabriel Luiz de
SANTOS, Isabelly Kerolayne de Freitas dos
SILVA, Mônica Liz Ribeiro da
Advisor: FADEL, Valdiza Maria do Nascimento
type of document: Artigo Científico
Keywords: Administração de microempresas;Microempresas;Empresas familiares
Issue Date: 5-Dec-2024
Publisher: 164
Citation: MELO, Gabriel Luiz de et al. Marketing como fato de sucesso para pequenas empresas. Orientador: Valdiza Maria do Nascimento Fadel. 2024. 14 p. Artigo científico (Administração integrado ao ensino médio) - Etec Professor Mário Antonio Verza, Palmital, São Paulo, 2024.
Abstract: A dificuldade dos microempreendedores em conquistar em manter a competitividade empresarial tem sido um grande desafio, considerando que os avanços tecnológicos têm impulsionado os gestores a mobilizar dos meios digitais para atrair e fidelizar clientes. Tendo isso em vista, esse artigo tem o objetivo de compreender o papel do marketing digital na gestão de pequenos negócios. Para tanto, foram realizadas pesquisa bibliográfica e levantamento de campo, a fim de identificar, além das diretrizes teóricas sobre o tem, as estratégias de marketing utilizadas por empreendedores reais. Além disso, foi realizada uma pesquisa qualitativa pura e aplicada em uma microempresa real, do ramo de produção de queijos artesanais, de Platina – SP. Como proposta de intervenção, foi elaborado um plano de marketing digital e disponibilizado ao gestor Tal proposta demonstrou-se possível perante o ponto de vista mercadológico e financeiro, permitindo melhor evidência da importância do marketing em pequenas organizações.
The difficulty micro-entrepreneurs face in achieving and maintaining business competitiveness has become a significant challenge, especially considering that technological advancements are driving managers to adopt digital means to attract and retain customers. In this context, this article aims to understand the role of digital marketing in the management of small businesses. To this end, bibliographic research and field surveys were conducted to identify not only the theoretical guidelines on the subject but also the marketing strategies employed by real entrepreneurs. Additionally, a pure and applied qualitative research study was carried out in a real microenterprise specializing in the production of artisanal cheeses in Platina, SP. As an intervention proposal, a digital marketing plan was developed and presented to the manager. This proposal proved feasible from both a market and financial perspective, highlighting the importance of marketing in small organizations.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27564
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mtecadministracao_2024_2_gabrielluizdemelo_marketingcomofatordesucessoparapequenasempresas.pdf782.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.