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Title: Modelo canvas lean change e cultura enxuta de uma empresa de médio porte do setor de telecomunicações
Authors: SANTANA, Alice Dias
MOREIRA, Bruna Romão
Advisor: GONÇALES FILHO, Manoel
Other contributor: PAIVA, Adriana Cristina de
BRESSAN, Flávio
type of document: Monografia
Keywords: Cultura organizacional;Recursos humanos;Inovação
Issue Date: 4-Dec-2024
Publisher: 296
Citation: SANTANA, Alice Dias; MOREIRA, Bruna Romão. Modelo canvas lean change e cultura enxuta de uma empresa de médio porte do setor de telecomunicações. 2024. 36 f. TCC - Graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade de Tecnologia de Sumaré, Sumaré, 2024.
Abstract: O setor de telecomunicações é exigido pela necessidade de inovação constante, o que torna a cultura organizacional um elemento central para a adaptação e competitividade. Este estudo teve como objetivo identificar como a aplicação do Canvas Lean Change pode contribuir para a cultura lean / enxuta obtendo êxito operacional e assegurando ganho de produtividade, redução de desperdícios e a satisfação do colaborador por meio de um modelo de negócio orientado / acompanhado pelos profissionais de Recursos Humanos. A metodologia incluiu revisão bibliográfica, estudo de caso e entrevistas semiestruturadas realizadas com colaboradores de diferentes níveis hierárquicos. Essa abordagem permitiu compreender a percepção dos colaboradores sobre a implementação do Canvas Lean Change, cultura Lean e os impactos na cultura organizacional. Os resultados destacaram que a resistência à mudança e à falta de engajamento são os principais desafios para consolidar a cultura Lean e poder implementar o Canvas Lean Change por completo. Contudo, foram identificadas oportunidades, como: necessidade de fortalecimento da comunicação, capacitação contínua e maior participação dos colaboradores nos processos de decisão. Este estudo contribui ao evidenciar o papel estratégico da área de Recursos Humanos na transformação cultural, ao promover ações que alinhem os objetivos organizacionais às necessidades dos colaboradores. Todavia, as principais proposições de melhorias identificadas para a unidade de análise, empresa do estudo de caso, são: a criação de um comitê de transformação Lean, adoção de ferramentas como Kanban, Kaizen, Mapa de fluxo de valor anterior e posterior ao reconhecimento das melhorias, e a implementação de painéis visuais para facilitar a comunicação e transparência. No entanto, essas iniciativas são dependentes de uma cultura organizacional colaborativa e ágil, essencial para alcançar a eficiência operacional e aumentar a competitividade no setor.
The telecommunications sector faces constant demands for innovation, making organizational culture a central element for adaptation and competitiveness. This study aimed to identify how the application of the Lean Change Canvas can contribute to lean culture, achieving operational success while ensuring productivity gains, waste reduction, and employee satisfaction through a business model guided by Human Resources professionals. The methodology included a literature review, a case study, and semi-structured interviews conducted with employees across different hierarchical levels. This approach enabled an understanding of employees' perceptions regarding the implementation of the Lean Change Canvas, Lean culture, and its impacts on organizational culture. The results highlighted that resistance to change and lack of engagement are the main challenges in consolidating Lean culture and fully implementing the Lean Change Canvas. However, opportunities such as strengthening communication, continuous training, and increased employee participation in decision-making processes were identified. This study contributes by highlighting the strategic role of Human Resources in cultural transformation, promoting actions that align organizational objectives with employee needs. The main improvement proposals for the analyzed unit, the company in the case study, include creating a Lean transformation committee, adopting tools such as Kanban, Kaizen, and value stream mapping before and after recognizing improvements, and implementing visual boards to facilitate communication and transparency. However, these initiatives depend on a collaborative and agile organizational culture, essential for achieving operational efficiency and increasing competitiveness in the sector.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27499
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