Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27485
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorZECHIN, Adalberto-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Arthur Chaves-
dc.contributor.authorMENEZES, Dennis Henrique Pereira de-
dc.contributor.authorSANTANA, Fábio Henrique Soares de-
dc.contributor.authorAGUIAR, Guilherme Ozias Pereira-
dc.contributor.authorCAMPOS, João Guilherme de-
dc.date.accessioned2024-12-18T13:32:04Z-
dc.date.available2024-12-18T13:32:04Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Arthur Chaves; MENEZES, Dennis Henrique Pereira de; SANTANA, Fábio Henrique Soares de; AGUIAR, Guilherme Ozias Pereira; CAMPOS, João Guilherme de. Impressora 3D de baixo custo para aplicação educacional em escolas públicas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Mecatrônica) - Escola Técnica Estadual Prefeito Alberto Feres, Araras, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27485-
dc.description.abstractO projeto apresentado tem como objetivo demonstrar a viabilidade e os benefícios da introdução de impressoras 3D de baixo custo em escolas públicas. Por meio do desenvolvimento e montagem de um protótipo de impressora 3D acessível, o estudo visa estimular a criatividade, o aprendizado prático e a inovação entre os alunos. A metodologia utilizada combinou pesquisas de campo e bibliográficas para avaliar a receptividade dos alunos e a viabilidade técnica da proposta. Os resultados mostram que a montagem da impressora é relativamente simples e que os alunos manifestam um grande interesse em adotar essa tecnologia. A implementação de impressoras 3D em escolas públicas representa uma estratégia promissora para enriquecer a educação e preparar os alunos, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente. A pesquisa enfatiza a relevância de tornar a tecnologia acessível a todos, democratizando o acesso a ferramentas inovadoras e preparando os alunos para o mercado de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThe project presented aims to demonstrate the feasibility and benefits of introducing lowcost 3D printers in public schools. Through the development and assembly of an affordable 3D printer prototype, the study aims to stimulate creativity, practical learning and innovation among students. The methodology used combined field and bibliographical research to evaluate student receptivity and the technical feasibility of the proposal. The results show that assembling the printer is relatively simple and that students show a great interest in adopting this technology. The implementation of 3D printers in public schools represents a promising strategy to enrich education and prepare students, making learning more dynamic and engaging. The research emphasizes the relevance of making technology accessible to everyone, democratizing access to innovative tools and preparing students for the job market.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Mecatrônicapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher024pt_BR
dc.subjectSistemas de controle (protótipo)pt_BR
dc.subjectImpressão 3Dpt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleImpressora 3D de baixo custo para aplicação educacional em escolas públicaspt_BR
dc.typeProjeto Técnicopt_BR
dcterms.typeProtótipopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mecatronica_2024_2_arthurchavesribeiro_impressora3ddebaixocusto.pdf2.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.