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dc.contributor.advisorLANGHI, Celi-
dc.contributor.authorSILVA JUNIOR, Arlindo Soares de Albergaria Henriques da-
dc.date.accessioned2024-12-17T20:16:08Z-
dc.date.available2024-12-17T20:16:08Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, Arlindo Soares de Albergaria Henriques da. A percepção dos policiais militares do estado de São Paulo quanto à contribuição da rede de ensino a distância da secretaria nacional de segurança pública para o seu desempenho profissional. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27464-
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo analisar a contribuição dos cursos oferecidos pela Rede EAD-Senasp para o desempenho profissional de policiais militares do Estado de São Paulo que já compuseram o seu corpo discente. Realizou-se pesquisa de cunho exploratório- descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Foi realizado levantamento bibliográfico e documental e, utilizando-se da base de dados informatizada da Senasp encontraram-se 23.248 registros de policiais militares de São Paulo que já haviam sido alunos da Rede EAD. Foi realizado um levantamento com uma amostra de 378 desses policiais militares, por meio de aplicação de questionário on-line. Trabalhou-se com um erro amostral de 5% e com 95% de nível de confiança. Verificou-se que, por meio da educação continuada oferecida pela Rede EAD-Senasp, os policiais militares ampliaram os seus conhecimentos, tornaram-se mais preparados para o serviço policial-militar e aprimoraram o seu desemplenho profissional. Foram produzidas mudanças na prática do trabalho quotidiano dos policiais militares, fruto da sua qualificação, o que os fez declarar estarem mais preparados para a atuação prática profissional. Os cursos ainda aumentaram a capacidade reflexiva dos policiais militares sobre a sua forma de atuação profissional, de maneira a permitir que os policiais pudessem reposicionar a sua postura e seus atos. Constatou-se que o impacto da Rede EAD-Senasp na progressão na carreira dos policiais militares é pequeno e subjetivo. Somente uma pequena parte dos policiais militares é realocada para funções mais compatíveis com a qualificação que adquirem após a conclusão de cursos da Rede EAD-Senasp. Parte significativa dos policiais militares declarou expressamente continuar a estudar após a conclusão de curso da Rede, associando esse movimento à experiência positiva que teve como aluno.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of the present work was to analyze the contribution of the courses offered by the Senasp ODL network to the professional performance of State of São Paulo Military Police officers who had already composed its student body. An exploratory-descriptive research was carried out, with a qualitative and quantitative approach. A bibliographical and documental data collection was carried out and, using the computerized database of Senasp, 23,248 records of São Paulo Military Police officers who had already been students of the ODL network were found. A survey was carried out with a sample of 378 of these Military Police officers, by applying an online questionnaire. A sample error of 5% and with a 95% confidence level was considered. It was found that, through the continuing education offered by the Senasp ODL network, the Military Police officers expanded their knowledge, became more prepared for the Military Police service and improved their professional performance. Changes have been made in the Military Police officers daily work practices as a result of their qualification, which had them declare they are more prepared for the professional practice. The courses even increased the reflective capacity of Military Police officers on the way of their professional roles, so as to allow the police officers to reposition their attitude and actions. It was found that the impact of the Senasp ODL network on the career progression of the Military Police officers is small and subjective. Only a small part of the military police is relocated to functions that are more compatible to the ones they acquire after the completion of the Senasp ODL network courses. A significant part of the Military Police officers expressly stated continuing to study after the completion of the network's course, associating this movement to the positive experience they had as students.pt_BR
dc.description.sponsorshipMestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissionalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectEnsino profissional e técnicopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectPolíciapt_BR
dc.titleA percepção dos policiais militares do estado de São Paulo quanto à contribuição da rede de ensino a distância da secretaria nacional de segurança pública para o seu desempenho profissionalpt_BR
dc.title.alternativeThe perception of military police officers in the state of São Paulo regarding the contribution of the distance learning network of the national public security secretariat to their professional performancept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.subjectEducaçao e trabalhopt_BR
dcterms.tableOfContentsGDEP - Linha de Pesquisa 2: Formação do Formador - Projeto de pesquisa: Práticas da Educação Profissional e Tecnológica e Educação Corporativapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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