Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27436
Título: Aplicação de ferramentas da qualidade no estoque de uma oficina de funilaria e pintura
Título(s) alternativo(s): Application of quality tools in the stock of a body and painting workshop
Autor(es): PIRES, Eduarda Antunes
Orientador(es): PIANNO, Rafael Francisco Campos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Gestão da qualidade;Treinamento profissional
Data do documento: Jun-2024
Editor: 182
Referência Bibliográfica: PIRES, Eduarda Antunes. Aplicação de ferramentas da qualidade no estoque de uma oficina de funilaria e pintura. Orientador: Rafael Francisco Campos Pianno. 2024. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2024.
Resumo: Perdas nos processos de serviços compreende diferentes tipos e os principais são: tempo e material. Em uma oficina de funilaria e pintura a perda de tempo e materiais de estoque podem implicar em atrasos nas entregas dos veículos aos clientes, desperdícios de materiais e necessidades de compras de peças em caráter emergencial que aumentam os custos para a empresa. O estudo aplicou as ferramentas de qualidade fluxograma, diagrama de Ishikawa e 5W2H para identificar as causas raízes do problema falta de estoque de peças. O presente trabalho verificou que as ferramentas da qualidade contribuem para a eficiência operacional e melhorias. Foram definidos como “causas raízes” a necessidade de uma pessoa responsável pelo estoque, elaboração de procedimento operacional padrão e implementação do programa 5S. Para avaliar o conhecimento dos funcionários do setor de funilaria e pintura sobre o programa 5S foi aplicado um questionário. Todos os colaboradores desconhecem sobre o programa 5S, porém 100% acreditam que o programa 5S podem trazer benefícios significativos para a realização do seu trabalho. Tais informações foram importantes para realizar a capacitação e como aplicar o treinamento dos funcionários.
Losses in service processes comprise different types and the main ones are: time and material. In a bodywork and painting workshop, the loss of time and stock materials can result in delays in delivering vehicles to customers, wasted materials and the need to purchase parts on an emergency basis, which increases costs for the company. The study applied the flowchart, Ishikawa diagram and 5W2H quality tools to identify the root causes of the parts shortage problem. The present work verified that quality tools contribute to operational efficiency and improvements. The “root causes” were defined as the need for a person responsible for inventory, development of standard operating procedures and implementation of the 5S program. To assess the knowledge of employees in the bodywork and painting sector about the 5S program, a questionnaire was administered. All employees are unaware of the 5S program, but 100% believe that the 5S program can bring significant benefits to carrying out their work. Such information was important for carrying out training and how to apply employee training.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27436
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.