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Title: Planejamento logístico de escoamento de produção da cana-de-açúcar no oeste do Estado de São Paulo
Other Titles: Logistical planning for the output of sugar cane production in the west of the state of São Paulo
Authors: TORRES JUNIOR, Elvis Oliveira
BATISTA, Gabriel Fernando Moreira
Advisor: MANFRÉ, Edson Roberto
type of document: Artigo Científico
Keywords: Indústria sucro-alcooleira;Agronegócio;Logística
Issue Date: 2-Jul-2021
Publisher: 157
Citation: BATISTA, Gabriel Fernando Moreira; TORRES JUNIOR, Elvis Oliveira. Planejamento logístico de escoamento de produção da cana-de-açúcar no oeste do Estado de São Paulo. Orientador: Edson Roberto Manfré. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Agronegócios) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, SP, 2021.
Abstract: O Brasil representa a maior potência do setor sucroenergético do mundo, sendo a cana-de-açúcar uma das culturas mais cultivadas em solos brasileiros. Objetivo geral desta pesquisa foi identificar, analisar e avaliar os impactos dentro do planejamento logístico no agronegócio, principalmente na falta de ações de infraestrutura no escoamento da produção da cana-de-açúcar. Também, mostrar especificamente, a importância do agronegócio para o Brasil. Na metodologia damos ênfase para a quantidade e qualidade dos dados coletados, através de levantamentos das bibliografias em obras relacionadas ao objeto de estudo, consultando livros, periódicos, teses, dissertações, bancos de dados eletrônicos etc. A utilização do banco de dados do governo federal aos órgãos do BNDS, CNA, EMBRAPA, IBGE e MAPA se fazem necessários. A elaboração de métodos eficazes e rentáveis a serem apresentados para o setor sucroenergético no quesito da qualidade operacional e logística, buscando alternativas tecnológicas e práticas para um maior aproveitamento de sua produção, diminuição de percas, diminuição do transporte de materiais indesejados e assim aumentando as receitas do setor. Analisando os problemas encontradas nas práticas das operações de logística de escoamento da produção da cana-de-açúcar, partimos para algumas possíveis soluções a fim de diminuir perdas significativas, as soluções indicadas são elas: percas excessivas de materiais durante o transporte em pós-colheita da cana-de-açúcar; falta de infraestrutura por parte dos nossos governantes; desenvolvimento de software para pesagem; sistema de segregação; cobertura de carga; área, produção e produtividade. Um outro detalhe que não podemos deixar de fora é a questão da movimentação da balança comercial do setor agrário que de toda maneira interfere positivamente ou não nos resultados.
Brazil represents the greatest power in the sugar-energy sector in the world, with sugarcane being one of the most cultivated crops in Brazilian soil. The general objective of this research was to identify, analyze and evaluate the impacts within the logistical planning in agribusiness, mainly in the lack of infrastructure actions in the flow of sugarcane production. Also, show specifically the importance of agribusiness for Brazil. In the methodology, we emphasize the quantity and quality of the data collected, through surveys of bibliographies in works related to the object of study, consulting books, periodicals, theses, dissertations, electronic databases, etc. The use of the federal government's database to the bodies of the BNDS, CNA, EMBRAPA, IBGE and MAPA are necessary. The development of effective and profitable methods to be presented to the sugarcane industry in terms of operational and logistical quality, seeking technological and practical alternatives for a better use of its production, reducing losses, reducing the transport of unwanted materials and thus increasing revenue of the sector. Analyzing the problems found in the practices of logistics operations for the flow of sugarcane production, we started with some possible solutions in order to reduce significant losses, the solutions indicated are: excessive losses of materials during post-harvest transport from sugar cane; lack of infrastructure on the part of our governments; development of weighing software; segregation system; cargo coverage; area, production and productivity. Another detail that we cannot leave out is the question of the movement of the balance of trade in the agrarian sector, which in any case interferes positively or not in the results.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27395
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