Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27345
Title: Uso das tecnologias digitais da informação e comunicação em sala de aula no ensino brasileiro: uma revisão bibliográfica
Other Titles: Use of digital information and communication technologies in the classroom in Brazilian education: a literature review
Authors: SILVA, João Vitor Bertaco da
SILVA, Fernanda Bertaco da
Advisor: MARECO, Raquel Tiemi Masuda
type of document: Artigo Científico
Keywords: Tecnologia da informação;Aprendizado computacional;Aprendizagem
Issue Date: 26-Jul-2021
Publisher: 157
Citation: SILVA, João Vitor Bertaco da; SILVA, Fernanda Bertaco da. Uso das tecnologias digitais da informação e comunicação em sala de aula no ensino brasileiro: uma revisão bibliográfica. Orientador: Raquel Tiemi Masuda Mareco. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, SP, 2021
Abstract: O uso da tecnologia apresenta um notável crescimento atualmente. Tais avanços permitiram a possibilidade do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em sala de aula, uma vez que a população se adaptou ao uso dessas tecnologias no dia a dia. Além de colaborar indiretamente para o uso de ambientes virtuais de aprendizagem paralelos ao processo de formação, as TDIC contribuem para que a aquisição de informações seja realizada de forma mais palpável, onde a aquisição de conhecimentos é dada de forma gradual, no tempo do próprio aluno. Diante da inserção das TDIC nos modelos de ensino, decidiu-se escrever o presente artigo como forma de apresentar a eficácia das mesmas na aprendizagem significativa dos alunos, e na importância dos professores e educadores se adaptarem ao uso da tecnologia moderna, se desprendendo, assim, da metodologia tradicional de ensino, notando que não devem se ater a um único método, mas sim às múltiplas possibilidades encontradas no ato de ensinar, levando em consideração as diferenças em sala de aula e a melhor aquisição de conhecimento do aluno, traçando um caminho paralelo ao desenvolvimento do indivíduo como sujeito ativo de sua aprendizagem.
The use of technology is currently experiencing remarkable growth. Such advances allowed the possibility of using Digital Technologies of Information and Communication (DTIC) in the classroom, since the population has adapted to the use of these technologies on a daily basis. In addition to indirectly contributing to the use of virtual learning environments parallel to the training process, DTIC contribute to the acquisition of information to be carried out in a more tangible way, where the acquisition of knowledge is given gradually, in the student's own pace. In view of the insertion of DTIC in teaching models, it was decided to write this article as a way of presenting their effectiveness in meaningful student learning, and in the importance of teachers and educators adapting to the use of modern technology, thus detaching themselves, of the traditional teaching methodology, noting that they should not stick to a single method, but rather to the multiple possibilities found in the act of teaching, taking into account the differences in the classroom and the best acquisition of the student's knowledge, tracing a path parallel to the development of the individual as an active subject of his learning.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27345
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ads_2021_1_joaovbsilva_usodastecnologiasdigitaisdainformacaoecomunicacao.pdf
  Restricted Access
159.26 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.