Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27239
Título: A Importância da Comunicação Empresarial no Ambiente de Trabalho
Título(s) alternativo(s): The Importance of Business Communication in the Workplace
Autor(es): LESINSCKY, Jaqueline
MILANI, Claudete Rocha
ROCHA, Valdiney Silva
Orientador(es): GUTIERREZ, Silas
Outro(s) contribuidor(es): SILVA, Glauco Roberto P.
MAZUQUI, Lilza Mara Boschesi
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Comunicação;Ambiente de trabalho
Data do documento: 17-Jun-2024
Editor: 137
Referência Bibliográfica: LESINSCKY, Jaqueline; MILANI, Claudete Rocha; ROCHA, Valdiney Silva. A Importância da Comunicação Empresarial no Ambiente de Trabalho. 2024. Trabalho de Graduação em Gestão Empresarial, São Paulo, 2024.
Resumo: A comunicação empresarial é crucial para o sucesso das organizações modernas, desempenhando um papel vital na eficiência, na produtividade e no clima organizacional. Este trabalho explora as diferentes dimensões da comunicação empresarial, incluindo a comunicação interna e externa, e a integração de ferramentas digitais. A comunicação é fundamental para a existência e a manutenção das organizações, a difusão de diretrizes e a construção de relacionamentos sólidos com stakeholders. A eficácia da comunicação empresarial contribui para a produtividade, a satisfação dos colaboradores, a gestão de crises, e o fortalecimento da imagem e da cultura organizacional. Barreiras de comunicação, como diferenças culturais, físicas e tecnológicas, são discutidas, bem como estratégias para superá-las, promovendo um ambiente de trabalho mais colaborativo e eficiente. A partir da revisão de literatura, com o objetivo de analisar a importância da comunicação empresarial no ambiente de trabalho, a fim de melhorar a eficiência da troca de informações e promover a colaboração entre os membros da organização, foi possível concluir que as organizações devem investir continuamente em práticas de comunicação eficazes para superar barreiras e promover um ambiente de trabalho colaborativo, transparente e motivador, garantindo assim o sucesso organizacional e a satisfação de todos os stakeholders envolvidos.
Business communication is crucial to the success of modern organizations, playing a vital role in efficiency, productivity and organizational climate. This work explores the different dimensions of business communication, including internal and external communication, and the integration of digital tools. Communication is fundamental for the existence and maintenance of organizations, the dissemination of guidelines and the construction of solid relationships with stakeholders. The effectiveness of business communication contributes to productivity, employee satisfaction, crisis management, and the strengthening of organizational image and culture. Communication barriers, such as cultural, physical and technological differences, are discussed, as well as strategies to overcome them, promoting a more collaborative and efficient work environment. Based on the literature review, with the aim of analyzing the importance of business communication in the workplace, in order to improve the efficiency of information exchange and promote collaboration between organization members, it was possible to conclude that organizations should invest continually employ effective communication practices to overcome barriers and promote a collaborative, transparent and motivating work environment, thus ensuring organizational success and the satisfaction of all stakeholders involved.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27239
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TG - A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL NO AMBIENTE DE TRABALHO.pdf
  Restricted Access
350.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.