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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27202
Título: | A implementação do marketing em microempresas e para microempreendedores da Baixa Mogiana |
Título(s) alternativo(s): | The implementation of marketing in micro-enterprises and for micro-entrepreneurs in Baixa Mogiana |
Autor(es): | DUARTE, Isabelle Pivatt LUZ, Isac Souza da SILVA, Lívia Trevisan SCUDELER, Maissa Sechinato AVANCINE, Rafaela Grassi PEREIRA, Samyra Hévelyn BENATTI, Thalia Cavalcante |
Orientador(es): | OLIVEIRA, Christiano Aparecido de |
Outro(s) contribuidor(es): | ZONZINI, Janaina Aparecida COSTA, Justino da MENEGHEL, Yury Scardua |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Marketing estratégico;Empreendedor |
Data do documento: | Nov-2024 |
Editor: | 096 |
Referência Bibliográfica: | DUARTE, Isabelle Pivatt. A implementação do marketing em microempresas e para microempreendedores da baixa mogiana. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Técnico em Administração) - ETEC Pedro Ferreira Alves, Mogi Mirim, 2024. |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como principal objetivo explicar conceitos e estratégias de marketing, principalmente para microempreendedores. Muitas vezes o marketing é definido apenas como propaganda e/ou vendas, mas essa são apenas duas de suas finalidades. Existem diferentes tipos de marketing, cabe ao empreendedor entender cada um e escolher o modelo que vai melhor se adequar na
empresa. Com isso, como parte da metodologia, as pesquisas de campo serão essenciais para moldar dados, que serão utilizados para tabulação e análise. Capacitar profissionais de marketing, empreendedores e pequenas empresas com estratégias eficientes para alavancar suas vendas dando ênfase nos seus conhecimentos de marketing e gerando aumento de público e clientes. Por isso, como
um auxiliador para microempresas e microempreendedores, será disponibilizado um manual, cujo objetivo é auxiliar os microempreendedores da baixa Mogiana a terem mais conhecimento sobre marketing e como utilizá-lo da maneira correta com instruções, Philip Kotler disse que o marketing pode demorar para ser aprendido, e mais ainda para ser aplicado, por isso, o manual irá conter informações desde as mais
básicas até as mais complexas, utilizando uma linguagem de compreensão fácil. O objetivo final será ensinar os leitores a aplicar tais conhecimentos de maneira prática, aumentando a visibilidade de suas marcas e melhorando o relacionamento com o público para impulsionar o crescimento sustentável de sua empresa, independente de tamanho ou setor. O marketing necessita estar alinhado com outros departamentos para garantir que a comunicação seja consistente em todos os pontos de contato.
KOTLER, Philip (2018) afirma que o marketing não é apenas um setor, ele é um papel decisivo para o sucesso de um negócio. This Course Completion Work (CCW) has as main objective to explain marketing concepts and strategies, mainly for micro-entrepreneurs. Marketing is often defined simply as advertising and/or sales, but these are just two of its purposes. There are different types of marketing, it is up to the entrepreneur to understand each one and choose the model that will best suit the company. Therefore, as part of the methodology, field research will be essential to shape data, which will be used for tabulation and analysis. Train marketing professionals, entrepreneurs and small businesses with efficient strategies to boost their sales, emphasizing their marketing knowledge and generating an increase in audiences and customers. Therefore, as an aid for micro-enterprises and micro-entrepreneurs, a manual will be made available, the objective of which is to help micro-entrepreneurs in downtown Mogiana to have more knowledge about marketing and how to use it correctly with instructions, Philip Kotler said that marketing can take time to be learned, and even more so to be applied, therefore, the manual will contain information from the most basic to the most complex, using easy-to-understand language. The ultimate objective will be to teach readers how to apply this knowledge in a practical way, increasing the visibility of their brands and improving relationships with the public to drive the sustainable growth of their company, regardless of size or sector. Marketing needs to be aligned with other departments to ensure communication is consistent across all touchpoints. KOTLER, Philip (2018) states that marketing is not just a sector, it is a decisive role in the success of a business. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27202 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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emtecadm_2024_2_isabelle_duarte_a_implementacao_do_marketing_em_micro_empresas_e_pra_microempreendedores_da_baixa_mogiana.pdf | 1.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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